Folha de S. Paulo


COB marca nova assembleia para apreciar assentos a atletas

Ricardo Borges/Folhapress
Paulo Wanderley é o presidente do COB desde a saída de Carlos Arthur Nuzman
Paulo Wanderley é o presidente do COB desde a saída de Carlos Arthur Nuzman

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) fará no dia 6 de dezembro uma nova assembleia geral extraordinária que substituirá a realizada na quarta-feira (22).

Na ocasião, houve polêmica devido à impugnação do voto de Eduard Mufarej, presidente da Confederação Brasileira de Rugby, na apreciação do número de atletas na composição da assembleia.

Mufarej alegou questão pessoal e deixou a reunião antes da abertura dos votos respectivos. Embora tenha declarado que era a favor da presença de 12 atletas na assembleia, seu voto acabou não computado após pressão de presidentes de confederação.

No fim, a proposta de 12 atletas na assembleia foi derrotada por 15 a 14. Com isso, somente cinco atletas integrariam o quadro.

A confederação de rúgbi afirmou que interpelaria o COB e poderia acionar a Justiça.

Diretor-presidente da ONG Atletas pelo Brasil, Raí disse à Folha que se tratava de um "golpe".

Segundo o presidente do COB, Paulo Wanderley, a nova assembleia será convocada nessa semana e realizada ainda neste ano. Existe um trâmite burocrático que exige a chamada por meio de edital. A sessão ocorrerá na sede da entidade, no Rio.

Nesta nova reunião, Mufarej poderá registrar seu voto, o que deve ao menos provocar um empate. Se isso ocorrer, caberá a Wanderley dar o voto de Minerva.

Maior presença na assembleia é uma reivindicação antiga dos atletas brasileiros e de entidades que os representam.

Nas últimas eleições presidenciais, por exemplo, somente um representante –o presidente da comissão de atletas– podia votar.


Endereço da página:

Links no texto: