Folha de S. Paulo


Apesar de instabilidade em campo, Chapecoense atinge meta em 2017

Sirli Freitas/Divulgação/Flickr
13 de nov.2017 - Chapecoense x SantosCampeonato Brasileiro, série A.
Chapecoense foi campeã catarinense e se manteve na Série A do Campeonato Brasileiro

"O sentimento é de missão cumprida plenamente."

A frase de Rui Costa, 47, diretor executivo da Chapecoense, exprime o sentimento da diretoria do clube um ano após a tragédia aérea que vitimou 43 funcionários do clube, entre dirigentes, jogadores e comissão técnica.

Costa foi o primeiro profissional contratado pelo clube após o acidente. Ele chegou com o objetivo de reconstruir o time e evitar a queda para a Série B do Brasileiro.

A duas rodadas do término da competição, a Chapecoense já tem vaga garantida na elite no próximo ano.

O clube ainda briga por vaga na Sul-Americana e na Libertadores. "Ficar na Série A é como disputar uma Liga dos Campeões para a Chapecoense. É a tradução mais real do que conseguimos para um time que foi praticamente reconstruído", disse Costa.

Em sua primeira participação na Libertadores, neste ano, a Chapecoense atingiu em campo a pontuação necessária para avançar às oitavas de final. Porém, acabou punida com a perda de três pontos da vitória sobre o Lanús por escalar o zagueiro Luiz Otávio irregularmente.

O jogador havia sido suspenso por três jogos. O clube alega que só tomou conhecimento da punição momentos antes da partida. Mesmo assim, escalou o atleta.

"Reconstruímos o clube, ganhamos o título catarinense quatro meses depois, além de fazer uma campanha digna na Libertadores", disse.

Costa acrescentou que o time teve bom retorno financeiro no futebol com as negociações do atacante Rossi para o Shenzhen, da segunda divisão da China, e o volante Andrei Girotto com o Nantes.

O clube arrecadou aproximadamente R$ 13 milhões. "Em seis meses, pagamos todo o custo com o futebol, algo muito satisfatório para um clube que estava devastado."

Desde o início da reconstrução, a Chapecoense teve três treinadores: Vagner Mancini, Vinicius Eutrópio e Gilson Kleina, além de Emerson Cris, auxiliar técnico, que ficou no comando interinamente em algumas partidas.

À parte os técnicos, o clube contratou 33 atletas e usou quase 40 jogadores durante o ano. O dirigente admite que houve erros durante a temporada, mas ficaram ofuscados pelo desempenho da equipe. Ele não vê que a troca de treinadores seja um deles.

"A Chapecoense sempre teve em sua história três técnicos por ano. Todos contribuíram e respeito o Mancini, que foi importantíssimo na reconstrução", disse Costa.

"Em termos de gestão, é um ano de sucesso, mas não foi um ano feliz por tudo o que aconteceu", completou.

RECONSTRUÇÃO
Como foi a temporada do futebol da Chape:

5.dez.2016
Conmebol declara o time campeão da Sul-Americana.

9.dez.2016
Chapecoense contrata o técnico Vagner Mancini para comandar o time em 2018. Também anuncia seu novo departamento de futebol.

16.dez.2016
O zagueiro Douglas Grolli é o primeiro reforço. Com 30 atletas, a Chapecoense inicia a pré-temporada no dia 6 de janeiro.

21.jan.2017
Em seu primeiro amistoso, Chapecoense empata com o Palmeiras em 2 a 2, na Arena Condá. Oito dias depois, vence por 2 a 1 o Inter de Lages em seu primeiro jogo oficial, pelo Campeonato Catarinense.

7.mar.2017
Vence o Zulia (VEN) por 2 a 1, fora de casa, na estreia pela Libertadores.

7.mai.2017
Equipe conquista o título catarinense mesmo após perder o segundo jogo da decisão para o Avaí por 1 a 0, na Arena Condá.

17.mai.2017
Chapecoense vence o Lanús por 2 a 1, em Buenos Aires, pela penúltima rodada da Libertadores. O zagueiro Luiz Otávio, autor de um dos gols, estava suspenso. Seis dias depois, o clube é punido pela Conmebol com a perda dos pontos. Ainda acaba em terceiro do grupo e vai para a Copa Sul-Americana. Meses depois, é eliminada pelo Flamengo nas oitavas de final.

29.mai.2017
Vence o Avaí por 2 a 0 e assume a liderança do Brasileiro com sete pontos –mesma pontuação de Cruzeiro e Corinthians. Fica na ponta por apenas duas rodadas.

7.ago.2017
Perde para o Barcelona por 5 a 0, no Camp Nou, pelo Troféu Joan Gamper, em jogo que marcou o retorno do lateral esquerdo Alan Ruschel. Em turnê pela Europa, perde para o Lyon por 2 a 1 e para a Roma por 4 a 1. Na capital italiana, a delegação é recebida pelo papa Francisco no Vaticano. No Japão, a equipe é derrotada pelo Urawa Red Diamonds por 1 a 0, na decisão da Copa Suruga.

16.nov.2017
Com os cantos de "vamos, vamos Chape" no vestiário, assim como ficou marcada a equipe de 2016, a Chapecoense comemorou sua permanência na elite do futebol brasileiro. Durante a competição, o time ficou quatro rodadas consecutivas na zona de rebaixamento, da 20ª à 23ª.


Endereço da página:

Links no texto: