Folha de S. Paulo


Renato Gaúcho admite espião no Grêmio: 'o mundo é dos espertos'

O técnico do Grêmio Renato Gaúcho minimizou a polêmica sobre o suposto uso de um drone para espionar treinos de rivais durante o ano.

O uso da artimanha foi flagrado pela ESPN e divulgado em reportagem na segunda-feira (20).

O treinador classificou o fato como uma "palhaçada", não confirmou o uso de drone mas afirmou que a espionagem faz parte do futebol.

"Essa palhaçada eu nem iria perder meu tempo, mas vamos lá. Na semana passada eu vi uma notícia de que a Australia filmou Honduras com um drone. Agora, nosso vice mostrou que São Paulo ou Palmeiras soltou um drone para analisar adversários", disse o técnico em entrevista coletiva nesta terça-feira (21) antes do primeiro duelo com o Lanús pela final da Copa Libertadores, que acontece nesta quarta-feira (22), às 21h45, em Porto Alegre

"Queria falar para algumas pessoas do futebol, que acham que entendem de futebol, que antes de eu jogar haviam pessoas que faziam isso. Todo clube tem espião. Todo clube brasileiro tem espião. Seleção tem espião", prosseguiu.

"O drone eu não sei se foi usado, mas ele foi pago para trazer informações ao Grêmio. Acho engraçado fazerem tempestade em copo d'água na véspera da final. Acho engraçado. Até parece que o drone foi inventado agora, que nunca foi feito", disse o treinador.

"Algumas pessoas de vocês estão acabando com o futebol. Falem do jogo, falem dos times. Eu pergunto: como se ganha uma guerra? Como se neutraliza o adversário? Com suas formas. Com drone, helicóptero, avião. A cavalo, bicicleta. O mundo é dos espertos. Parece que é só o Grêmio que usa esses artifícios. Futebol é igual guerra", completou.

LANÚS NÃO VÊ PROBLEMA E CONMEBOL NÃO SE MANIFESTA

O presidente do Lanús, Nicolás Russo, também deixou em segundo plano a suposta espionagem com drone.

"Nós não comprovamos nada, nem sabemos nada. Está tudo bem. Os jogos têm que ser jogados. O que importa que um veja o treino do outro? Não tem nenhum problema", disse Russo à Folha.

Já a Conmebol não se pronunciará sobre o assunto.

O espião gremista foi flagrado pela ESPN na última sexta-feira. De acordo com a reportagem, o profissional estava há mais de uma semana na Argentina e teve hotel, carro e passagens aéreas pagas pelo clube e já havia filmado outras atividades fechadas. Ele costuma controlar as filmagens dos treinos de dentro do carro.

Assim que foi flagrado, o espião foi levado para prestar esclarecimentos na delegacia de polícia e Lanús e lá ficou por duas horas. Após prestar depoimento, ele foi liberado. O nome da pessoa não foi revelado.
O suposto funcionário do clube gaúcho disse para ESPN que não trabalha para o Grêmio e que usa o drone apenas para fazer fotos.

A reportagem afirma que tudo era de conhecimento da comissão técnica e também dos jogadores que assistiam às imagens feitas pelo espião antes dos confrontos.

De acordo com a emissora, o Grêmio já tinha usado o mesmo procedimento em outros jogos do torneio sul-americano, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

Após a exibição da reportagem, o diretor jurídico do Grêmio, Nestor Hein, afirmou que as provas apresentadas são "pífias". Ele disse desconhecer o caso e que aguarda mais provas para se posicionar.

"O Grêmio se utiliza de métodos legais para conduzir o clube em todos os seus departamentos, inclusive o de futebol", afirmou Hein, em contato com a ESPN Brasil.


Endereço da página:

Links no texto: