Folha de S. Paulo


Marcelo Melo perde decisão em dupla e é vice-campeão das Finais da ATP

Glyn Kirk/AFP
Ossada suspeita de ser de João Leonardo da Silva Rocha, morto na ditadura militar, é exumada em Palmas do Monte Alto (BA)
Lukasz Kubot e Marcelo Melo recebem premiação de segundo lugar nas Finais da ATP

Líder do ranking mundial de duplas, Marcelo Melo disputou a decisão do ATP Finals pela segunda vez e ficou com o vice-campeonato, assim como em 2014. Henri Kontinen (Finlândia) e John Peers (Austrália) foram campeões pelo segundo ano consecutivo ao vencerem por 6/4 e 6/2.

O brasileiro e seu parceiro foram pressionados pelos adversários que têm como característica serem bastante agressivos. Eles soltaram a mão nas devoluções complicando os serviços de Marcelo Melo e Lucasz Kubot (Polônia). Houve muitos games complicados e 10 break-points enfrentados.

Um número que reflete isto é que a dupla do brasileiro venceu somente 25% dos pontos disputados com o segundo serviço.

Kontinen e Peers foram sólidos na hora de sacar, e a mobilidade do homem que ficava na rede ajudou. Ele mudava de posição com frequência e não permitia a Marcelo e Kubot antecipar se deveriam jogar na paralela ou cruzada.

Esta foi a quinta partida entre as duplas e o brasileiro tem somente uma vitória. Apesar do resultado negativo no último jogo do ano, 2017 foi positivo para Marcelo Melo e Lucasz Kubot. Eles conquistaram seis troféus, incluindo Wimbledon, torneio mais tradicional do circuito e principal objetivo traçado por Melo no começo da temporada.

Os resultados permitiram que Melo e Kubot terminassem o ano como melhor parceria da temporada.

FINAL INDIVIDUAL

O búlgaro Grigor Dimitrov sexto colocado no ranking mundial, foi o campeão da disputa individual. Ele venceu o belga David Goffin, oitavo colocado, por 2 a 1, com parciais 7/5, 4/6 e 6/3.

Para chegar à final, Goffin teve que vencer Roger Federer, segundo colocado no ranking.

Dimitrov já havia derrotado Goffin, por 2 sets a 0, na fase de grupos do torneio.


Endereço da página:

Links no texto: