Folha de S. Paulo


Jô marca duas vezes, Corinthians bate Fluminense e vence título pela 7ª vez

Faltava um resultado para a campanha do Corinthians no Campeonato Brasileiro. Ganhar uma partida de virada. Isso aconteceu no jogo do título e graças a Jô. O atacante fez dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Fluminense, nesta quarta (15), no Itaquerão.

Gols que fizeram do Corinthians campeão nacional pela sétima vez na história. Gols que o colocaram na liderança da artilharia do torneio, com 18. Gols que coroaram o centroavante, cria do terrão de Itaquera, como símbolo de um título considerado improvável no início da temporada, em janeiro. O terceiro na partida foi anotado por Jadson.

Revelado pelo Corinthians em 2005, quando foi campeão brasileiro aos 18 anos, Jô estava sem clube há um ano. Apenas treinava no Atlético-MG quando recebeu um telefonema do empresário Giuliano Bertolucci.

"Existe a chance de você voltar para o Corinthians", ele o informou pelo telefone.

"Pode fechar o contrato", disse Jô.

Ele logo virou a referência do ataque. Foi fundamental na conquista do título paulista, mas isso não se compara ao papel que teve no Brasileiro. Quando não estava em campo, a equipe sofria e isso até o técnico Fabio Carille era o primeiro a reconhecer. O sonho do título brasileiro corintiano dependia de Jô da mesma forma que Jô teve um dia como sonho de vida jogar pelo Corinthians.

Foram 25 gols até agora em 2017, 18 deles no Brasileiro. Sete anotados com o pé direito, 13 com o esquerdo, quatro de cabeça e um com o braço, anotado contra o Vasco, no Itaquerão. Lance fundamental, que serviu para apagar o incêndio em momento que a campanha no segundo turno ameaçava sair do controle. A irregularidade da jogada, não assinalada pela arbitragem, não diminuiu a sua importância.

Os dois últimos gols de cabeça selaram o campeonato, marcados no espaço de três minutos no início do segundo tempo. Ambos nascidos de jogadas construídas por Clayson. Serviram para deixar o Corinthians em vantagem depois do anotado por Henrique Dourado para o Fluminense aos três minutos do primeiro tempo.

Não era para ser assim porque Jô foi contratado em baixa. Sua aquisição foi vista com desconfiança, como sinal de que o Corinthians não tinha poder de fogo no mercado e não ambicionaria muita coisa em 2017. Quando a bola rolou, ele virou o símbolo de um time que se acertou logo em um esquema de jogo que os adversários só foram encontrar resposta no segundo turno do Brasileiro. Quando isso aconteceu, os comandados de Carille já haviam acumulado uma vantagem decisiva na liderança.

Com o Corinthians tendo problemas em campo nesta quarta, sem conseguir criar chances no primeiro tempo, foi Jô quem mais uma vez tirou a equipe do sufoco com duas finalizações dentro da área. Se as coisas foram difíceis, o centroavante não parou de brigar no ataque, dando exemplo para os demais jogadores.

"A torcida gosta de equipes que lutam em campo, que se entregam e dão carrinho. Este time tem a cara do Corinthians", resumiu Jô quando o título ainda era uma probabilidade.

O empenho e a experiência de quem passou por Inglaterra, Rússia e Turquia virou um amparo para os mais jovens nas horas de dificuldade. Assim que a ansiedade de estar próximo do título bateu na equipe, foi Jô quem usou seu exemplo de 2005, quando ainda era um garoto em um time de cobras criadas do Corinthians, para mostrar o caminho.

Aos 30 anos e com contrato até 2019. Jô já sabe quais são seus próximos objetivos. A não ser que apareça uma oferta irrecusável do exterior, planeja disputar a Libertadores de 2018. E que esta seja a plataforma para voltar à seleção brasileira a tempo de disputar a segunda Copa do Mundo da sua carreira. Ele foi reserva de Fred no Mundial de 2014, no Brasil.

Esses são objetivos. A realidade do momento é que Jô, artilheiro do campeonato, levou o Corinthians ao título brasileiro de 2017.

Distância corinthians

Distância para o 2º colocado - Em pontos

A CAMPANHA VITORIOSA - Até a 35ª rodada

-

SETE JOGOS DO QUE VALERAM O HEPTA
Principais momentos da campanha corintiana

7 de junho - Vasco 2x5 Corinthians
Sem quatro jogadores titulares, o Corinthians mostra pela primeira vez a força do seu elenco ao vencer o Vasco por 5 a 2. Com o resultado, o clube assume pela 1ª vez a liderança

14 de junho - Corinthians 1x0 Cruzeiro

Ronny Santos/Folhapress

Time consegue a 6ª vitória consecutiva, a maior sequência positiva em um jogo em que foi dominado pelo rival no 2º tempo. De acordo com o técnico Carille, a equipe "soube sofrer".

25 de junho - Grêmio 0x1 Corinthians

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians/Divulgação

Com um ponto de vantagem sobre o Grêmio, o Corinthians vence fora de casa o que pode ser considerada a 1ª final deste Brasileiro. Paulo Roberto, que pouco havia jogado, é o destaque

12 de Julho - Palmeiras 0x2 Corinthians

Rubens Cavallari/Folhapress

A equipe marca bem e, com avanços precisos e rápidos, vence o seu maior rival por 2 a 0. Jadson e Arana mar- cam os gols, derrubando invencibilidade de 28 jogos do Palmeiras em casa

19 de agosto - Corinthians 0x1 Vitória
Corinthians sofre sua 1ª derrota e vê o fim de uma invencibilidade que durava 34 jogos. O resultado também mostra a dificuldade do time quando enfrenta times da parte de baixo da tabela

17 de setembro - Corinthians 1x0 Vasco
Após duas derrotas, o time vence o Vasco com um gol de mão do atacante Jô. No dia seguinte à partida, o presidente da CBF pede que se implemente o árbitro de vídeo, o que não acontece

5 de novembro - Corinthians 3x2 Palmeiras

Danilo Verpa/Folhapress

Após sequência ruim, Corinthians vê diferença para o vice-líder diminuir para 5 pontos. Mas, com vitória sobre o rival, time começa arrancada que resultaria no título Brasileiro

-


Endereço da página:

Links no texto: