Folha de S. Paulo


Com goleiro Cássio, Corinthians tem mais de um título por temporada

Antônio Cicero/Photo Press/Folhapress
O goleiro Cássio treino no CT do Corinthians, na zona leste de São Paulo
O goleiro Cássio treino no CT do Corinthians, na zona leste de São Paulo

A fase de ouro do Corinthians começou com uma eliminação. Em 2012, a queda nas quartas de final do Campeonato Paulista, contra a Ponte Preta, marcou a saída do goleiro Julio Cesar do time. Entrou o goleiro Cássio, protagonista das sete conquistas desde então.

A última, o Brasileiro de 2017, o coloca como um dos possíveis goleiros da seleção brasileira na Copa da Rússia. "Se eu for chamado, vai ser pelo que fiz no Corinthians", diz o atleta de 30 anos. Nesta quarta-feira (15), Cássio e os demais jogadores conquistaram —de forma antecipada e em casa— o título do Campeonato Brasileiro contra o Fluminense por um placar de 3 a 1.

Com Cássio na posição de titular, o Corinthians venceu dois brasileiros (2015 e 2017), uma Libertadores (2012), um Mundial (2012), uma Recopa Sul-Americana (2013) e dois Paulistas (2013 e 2017).

Ele mesmo reconhece ter oscilado em 2016. Passou por problemas pessoais e chegou a perder a titularidade para Walter. Uma das primeiras decisões que Fábio Carille tomou, ao assumir o comando da equipe, no final do ano passado, foi anunciar que Cássio seria o titular.

O Corinthians é campeão brasileiro com a melhor defesa do torneio, como já havia acontecido em 2015. Cássio voltou a ser visto como o líder da defesa e um dos nomes mais importantes do time. No ano passado, ele quase foi negociado com o Grêmio.

COMEÇO

"Desde o início do ano, na Florida Cup [competição de pré-temporada nos Estados Unidos] deu para perceber que havia alguma coisa boa acontecendo. A campanha no Brasileiro foi consequência. A gente oscilou, como toda equipe oscila, mas foi fiel a um estilo, manteve padrão de jogo", disse o goleiro.

Contratado em dezembro de 2011, quando saiu do PSV (HOL), Cássio colocou seu nome como um dos maiores goleiros da história do clube não só pelos títulos que conquistou, mas por lances que protagonizou.
"Saber que o Cássio está ali atrás, no gol, dá uma segurança a mais para a defesa", analisa Guiherme Arana, outro destaque do Corinthians na temporada.

As atuações do goleiro no Brasileiro deste ano primaram pela regularidade. Não houve um momento específico para marcar a campanha. Nada como a defesa contra Diego Souza, diante do Vasco, nas quartas de final da Libertadores de 2012.

Ou a defesa com a perna em arremate à queima-roupa de Fernando Torres na decisão do Mundial. Torneio em que Cássio foi eleito o melhor jogador e o destaque da final.

Quase seis anos após ter sido contratado, Cássio consegue manter a média de títulos superior a um por temporada. No atual elenco de Fábio Carille, ele é o último remanescente da equipe que ganhou Libertadores e Mundial e deverá estar presente em 2018, quando o clube tentará repetir o feito.

Distância corinthians

Distância para o 2º colocado - Em pontos

A CAMPANHA VITORIOSA - Até a 35ª rodada

-

SETE JOGOS DO QUE VALERAM O HEPTA
Principais momentos da campanha corintiana

7 de junho - Vasco 2x5 Corinthians
Sem quatro jogadores titulares, o Corinthians mostra pela primeira vez a força do seu elenco ao vencer o Vasco por 5 a 2. Com o resultado, o clube assume pela 1ª vez a liderança

14 de junho - Corinthians 1x0 Cruzeiro

Ronny Santos/Folhapress

Time consegue a 6ª vitória consecutiva, a maior sequência positiva em um jogo em que foi dominado pelo rival no 2º tempo. De acordo com o técnico Carille, a equipe "soube sofrer".

25 de junho - Grêmio 0x1 Corinthians

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians/Divulgação

Com um ponto de vantagem sobre o Grêmio, o Corinthians vence fora de casa o que pode ser considerada a 1ª final deste Brasileiro. Paulo Roberto, que pouco havia jogado, é o destaque

12 de Julho - Palmeiras 0x2 Corinthians

Rubens Cavallari/Folhapress

A equipe marca bem e, com avanços precisos e rápidos, vence o seu maior rival por 2 a 0. Jadson e Arana mar- cam os gols, derrubando invencibilidade de 28 jogos do Palmeiras em casa

19 de agosto - Corinthians 0x1 Vitória
Corinthians sofre sua 1ª derrota e vê o fim de uma invencibilidade que durava 34 jogos. O resultado também mostra a dificuldade do time quando enfrenta times da parte de baixo da tabela

17 de setembro - Corinthians 1x0 Vasco
Após duas derrotas, o time vence o Vasco com um gol de mão do atacante Jô. No dia seguinte à partida, o presidente da CBF pede que se implemente o árbitro de vídeo, o que não acontece

5 de novembro - Corinthians 3x2 Palmeiras

Danilo Verpa/Folhapress

Após sequência ruim, Corinthians vê diferença para o vice-líder diminuir para 5 pontos. Mas, com vitória sobre o rival, time começa arrancada que resultaria no título Brasileiro

-


Endereço da página:

Links no texto: