Folha de S. Paulo


Corinthians superou desconfiança inicial para conquistar o Brasileiro

Adriano Vizoni/Folhapress
Lance durante o jogo contra o Fluminense que definiu o título do Brasileirão nesta quarta (15)
Lance do jogo contra o Fluminense nesta quarta (15), que garantiu o título antecipado ao Corinthians

Quando o Corinthians já era líder e favorito ao título, Jô explicou o sucesso da equipe para a Folha: "As outras equipes [campeãs] do Corinthians sempre foram aguerridas. O torcedor gosta do jogador que corre, que se dedica, tem vontade, dá carrinho. O time deste ano está com a cara do Corinthians."

Nesta quarta-feira (15), o time alvinegro conquistou —de forma antecipada e em casa— o título do Campeonato Brasileiro contra o Fluminense por um placar de 3 a 1.

A expressão "quarta força" virou piada. Caiu na mesma vala das previsões de que Fábio Carille não duraria três meses. Quando o Brasileiro começou, tudo isso já era passado. Afinal, o Corinthians era o campeão paulista.

Na liderança desde a quinta rodada, quando derrotou o Vasco por 5 a 2, em São Januário, o elenco passou as primeiras 19 rodadas acumulando bons resultados. Fez a melhor campanha de primeiro turno da história do
Brasileiro em pontos corridos: com aproveitamento de 83%.

Como ressaltou Jô, o futebol nunca foi espetacular, mas a eficiência derrubava todos os adversários. A defesa sofreu apenas nove gols e o Corinthians virou o turno sem perder. O que fez iniciar o debate se o time seria capaz de ser campeão invicto.

Equipe que mais tempo liderou um Brasileiro na história dos pontos corridos, o Corinthians venceu baseado em um jogo sólido e defensivo.

Com média de 0,69 gol sofrido por jogo, é a segunda melhor defesa de um time campeão, perdendo apenas para o São Paulo de 2008 (0,5). Com 1,37 gol marcado de média a cada 90 minutos, é o pior ataque de quem terminou com o troféu. Não que isso tenha feito qualquer diferença porque, quando foi preciso, o ataque funcionou.

A maior prova disso aconteceu nas partidas diante de Palmeiras e Atlético-PR, no segundo turno.

Com as costas contra a parede e vendo o Santos e o próprio Palmeiras se aproximarem da liderança, o Corinthians reencontrou a solidez do primeiro turno, venceu as duas partidas e ficou muito perto da conquista do título, garantido nesta quarta-feira (15), contra o Fluminense.

"As pessoas se assustaram com nosso desempenho e começaram a fazer projeções do título e foi muito cedo. É normal os jogadores e a comissão técnica fazerem contas. Eu já vi de tudo aqui. Foram oito anos como auxiliar. Estou preparado tanto para as coisas boas quanto para as coisas ruins", disse Carille.

Em 2017, só houve coisas boas. Campeão paulista e Brasileiro, o Corinthians voltará à Libertadores em 2018 como um dos favoritos. "Todo mundo que está aqui tem vontade de continuar", garante o atacante Jô.

MAIOR CAMPEÃO

O título de 2017 coloca o Corinthians em um patamar diferente em relação aos seus adversários. Com sete troféus (1990, 1998, 1999, 2005, 2011, 2015 e 2017), a equipe se tornou o maior vencedor do Brasileiro em sua era moderna, iniciada em 1971.

Se contados os títulos nacionais das décadas de 1950 e 1960 reconhecidos pela CBF, o Corinthians está atrás de Palmeiras (com nove troféus) e Santos (com oito).

O Corinthians passa a ser também o maior campeão do Brasileiro por pontos corridos, fórmula adotada a partir de 2003 e mantida desde então. São quatro vitórias, ultrapassando São Paulo e Cruzeiro (com três cada).

Os três troféus no período de sete anos representam a melhor fase do Corinthians na competição nacional. Na história, o Corinthians tem três vices do Brasileiro: 1976, 1994 e 2002.

Distância corinthians

Distância para o 2º colocado - Em pontos

A CAMPANHA VITORIOSA - Até a 35ª rodada

-

SETE JOGOS DO QUE VALERAM O HEPTA
Principais momentos da campanha corintiana

7 de junho - Vasco 2x5 Corinthians
Sem quatro jogadores titulares, o Corinthians mostra pela primeira vez a força do seu elenco ao vencer o Vasco por 5 a 2. Com o resultado, o clube assume pela 1ª vez a liderança

14 de junho - Corinthians 1x0 Cruzeiro

Ronny Santos/Folhapress

Time consegue a 6ª vitória consecutiva, a maior sequência positiva em um jogo em que foi dominado pelo rival no 2º tempo. De acordo com o técnico Carille, a equipe "soube sofrer".

25 de junho - Grêmio 0x1 Corinthians

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians/Divulgação

Com um ponto de vantagem sobre o Grêmio, o Corinthians vence fora de casa o que pode ser considerada a 1ª final deste Brasileiro. Paulo Roberto, que pouco havia jogado, é o destaque

12 de Julho - Palmeiras 0x2 Corinthians

Rubens Cavallari/Folhapress

A equipe marca bem e, com avanços precisos e rápidos, vence o seu maior rival por 2 a 0. Jadson e Arana mar- cam os gols, derrubando invencibilidade de 28 jogos do Palmeiras em casa

19 de agosto - Corinthians 0x1 Vitória
Corinthians sofre sua 1ª derrota e vê o fim de uma invencibilidade que durava 34 jogos. O resultado também mostra a dificuldade do time quando enfrenta times da parte de baixo da tabela

17 de setembro - Corinthians 1x0 Vasco
Após duas derrotas, o time vence o Vasco com um gol de mão do atacante Jô. No dia seguinte à partida, o presidente da CBF pede que se implemente o árbitro de vídeo, o que não acontece

5 de novembro - Corinthians 3x2 Palmeiras

Danilo Verpa/Folhapress

Após sequência ruim, Corinthians vê diferença para o vice-líder diminuir para 5 pontos. Mas, com vitória sobre o rival, time começa arrancada que resultaria no título Brasileiro

-


Endereço da página:

Links no texto: