Folha de S. Paulo


Símbolo do Corinthians, Romero supera gozações e avaliação de Tite

Paulo Whitaker/Reuters
Romero comemora após fazer gol da vitória do Corinthians sobre o Palmeiras
Romero comemora após fazer gol da vitória do Corinthians sobre o Palmeiras

O grande momento de Ángel Romero no Campeonato Brasileiro não foi um gol, uma assistência ou um drible. Após dividida no clássico com o São Paulo, em junho, a bola foi para o alto. O paraguaio esperou a queda e, assim que a dominou, apontou para ela, para mostrar que sabia como fazer aquilo.

O Itaquerão foi à loucura.

Até os jogadores, após a vitória por 3 a 2, lembraram do lance no vestiário e brincaram com o jogador.

Foi a resposta de um atacante que se cansou de tentar dar explicações. Poucas semanas antes, em matéria do "Esporte Espetacular", da TV Globo, o apresentador fez brincadeira sobre a capacidade de domínio de bola de Romero. Ele jogou uma bola para o paraguaio controlá-la no peito. Esta escapou. O vídeo viralizou nas redes sociais.

Cinco meses depois, Romero é um dos símbolos da campanha do Corinthians. O time pode garantir o título nacional nesta quarta (15), com vitória sobre o Fluminense.

"Romero é fundamental. Cumpre a função, não desiste de nenhuma bola. A entrega dele é completa", elogia o técnico Fábio Carille.

Ele nem sempre foi visto assim. Em janeiro de 2015, durante a pré-temporada do Corinthians nos Estados Unidos, Tite disse ter dúvidas sobre a condição técnica do atacante para jogar em uma equipe como o Corinthians. Como voltaria a acontecer no futuro, Romero teve paciência e fez parte do elenco campeão brasileiro daquele ano.

PERSONALIDADE

O paraguaio não é de confronto. Diversas vezes incomodou-se com brincadeiras sobre o seu futebol e sua nacionalidade. Os questionamentos à sua categoria também o aborreceram. Não publicamente. Ele não escolheu brigar com a imprensa. Preferiu evitar as entrevistas.

Romero tem admiradores no futebol. E não estão apenas no Corinthians.

Danilo Verpa/Folhapress
Jogadores do Corinthians fazem selfie após gol de Romero
Jogadores do Corinthians fazem selfie após gol de Romero

Em conversa com amigos, Alexandre Mattos, diretor de futebol do Palmeiras, disse que quando estava no Cruzeiro quis contratar Romero.

"E não era o Óscar. Era o Ángel mesmo", afirmou.

O meia Óscar Romero, hoje no Alavés, da Espanha, é considerado melhor tecnicamente do que seu irmão gêmeo, Ángel.

Romero se tornou titular indiscutível do Corinthians em 2017 porque resume o que é a equipe sob o comando de Fábio Carille. Disciplina tática e entrega tão grandes que Tostão, colunista da Folha, o chamou de "secretário do lateral", pela ajuda que oferece na marcação aos adversários pelos lados do campo.

No Corinthians desde 2014, ele teve de aprender a viver longe da família e, principalmente, do irmão gêmeo, a quem é muito ligado.

Nos primeiros meses no clube, era comum nos dias de folga, mesmo que fosse apenas um, ele pegar um avião e ir para o Paraguai passar algumas horas com familiares ou a Buenos Aires, onde Óscar jogava pelo Racing.

Levou algum tempo para ele se acostumar com a distância. Menos do que foi preciso para a torcida entender que papel ele poderia ter na equipe. "O papel do Romero para o time às vezes não é percebido. Ele é muito importante", elogia o atacante Jô.


Endereço da página:

Links no texto: