Folha de S. Paulo


São Paulo busca vitória para poder pensar em Libertadores

Marcello Zambrana/Agif/Folhapress
O meia Hernanes treina no CT do São Paulo
O meia Hernanes treina no CT do São Paulo

A 32ª rodada do Campeonato Brasileiro começou com o São Paulo vindo de três vitórias e oito pontos distante da zona de rebaixamento.

Ainda assim, antes do duelo com a Chapecoense nesta quinta (9), às 20h, no Pacaembu, o discurso do time foi uníssono: no momento, não há nenhum assunto cabível para discussão que não seja evitar a queda à Série B.

Em caso de uma quarta vitória consecutiva pela competição -algo que não acontece desde agosto de 2014, quando foi vice-campeão-, o São Paulo chegaria a 46 pontos, com 13 triunfos.

Com esses números, nunca um time do Brasileiro foi rebaixado. Em 2013, o Fluminense teria caído com 46 pontos e 12 vitórias, mas escapou do descenso depois de punição aplicada a Portuguesa e Flamengo devido à escalação irregular de jogadores.

Com a mesma pontuação e um triunfo a mais, o Criciúma já estava alheio aos efeitos do "tapetão".

Internamente, o São Paulo tem ciência de todos esses dados. Da mesma forma que, a despeito do conteúdo unificado de suas declarações, comissão técnica e atletas já trabalham sem pressão.

"Não é necessário mudar o foco. Com alguns dias a mais, vamos começar a falar daquilo que vocês querem falar. Precisa ter um pouco mais de paciência [risos]", disse o meio-campista Hernanes.

A questão é que, após tantas derrotas que esfriaram suas primeiras tentativas de reação, eles preferem, enfim, cumprir sua primeira meta. A torcida e os profissionais do clube, aliás, estipularam 47 pontos como a pontuação segura contra o descenso.

O artilheiro da equipe no Brasileiro faz menção à possível busca por uma vaga na Libertadores de 2018.

"É algo possível. Sabemos disso. Esse fim de campeonato pode ser diferente, mas a firmeza tem de ser mantida", afirmou Hernanes.

Pensar em Libertadores poderia parecer um devaneio em 11 de outubro, quando time perdeu para o Atlético-MG por 1 a 0 em Belo Horizonte e voltou à zona de descenso.

Desde então, foram quatro vitórias em cinco partidas, perdendo apenas para o Fluminense, no Rio. Partida que o técnico Dorival Júnior considera uma das piores da equipe na temporada.

Três desses triunfos foram no Pacaembu, sendo dois contra rivais hoje posicionados na zona de classificação para a Libertadores: o Santos, que ainda tem chances de título, e o Flamengo.

Depois, no sábado (4), veio um resultado positivo como visitante há muito aguardado, se bem que contra o lanterna Atlético-GO (1 a 0).

NA TV
São Paulo x Chapecoense
20h Pay-per-view


Endereço da página:

Links no texto: