Folha de S. Paulo


Valentim diz que derrota do Palmeiras foi 'injusta' e critica arbitragem

O técnico interino do Palmeiras, Alberto Valentim, classificou como injusta a derrota neste domingo (5) para o Corinthians por 3 a 2 reclamou da arbitragem de Anderson Daronco.

O treinador, que até a partida acumulava três vitórias e um empate à frente da equipe, disse que o primeiro gol corintiano, feito por Romero em posição irregular, mudou a história do encontro, que até então estava equilibrado.

"O erro do árbitro no primeiro gol muda todo o jogo. Foi muito, muito impedimento e mexeu no placar. O resultado, para mim, não foi justo", disse.

Valentim também se queixou do fato de o volante corintiano Gabriel não ter sido punido com cartão ao voltar a campo sem o aval do árbitro após um atendimento.

Se fosse novamente advertido, o jogador deveria ter sido expulso, porque já tinha recebido um cartão amarelo.

"Perguntamos ao quarto árbitro, que disse que o Gabriel se confundiu com um gesto do do juiz. Ele teria entendido um gesto de 'joga, joga' como sinal para voltar ao campo. Só que não existe isso. As regras estão aí para serem cumpridas", complementou.

O volante palmeirense Moisés, autor do segundo gol da equipe, aderiu ao coro do técnico e criticou os árbitros.

"É sempre assim. A gente sabia que haveria um erro a favor do Corinthians aqui. Mas cometemos alguns erros que não poderíamos", afirmou.

Valentim foi indagado pelos jornalistas sobre as falhas na defesa e o posicionamento avançado da equipe, o que permitiu muitos espaços para os atacantes corintianos.

O treinador defendeu a formação, que já tinha sido exposta na partida contra o Cruzeiro, porém concordou que ajustes serão necessários nas seis partidas restantes pelo Campeonato Brasileiro.

"Esse posicionamento é uma forma de trabalhar, só que precisa de tempo. Mas os jogadores compraram a ideia de uma forma maravilhosa."

PALMEIRAS FARÁ QUEIXA NA CBF

O presidente do Palmeiras, Mauricio Galiotte, afirmou que vai enviar uma reclamação formal à CBF devido aos erros do árbitro Anderson Daronco.

A equipe de arbitragem não marcou impedimento de Romero no primeiro gol corintiano.

"Faremos a reclamação. Temos um relatório e vamos preparar todas as informações do jogo, um vídeo. Vamos nos posicionar porque era um clássico importante, decisivo, não pode ter erro", disse Galiotte.

Ele pediu uma reforma estrutural e que a confederação aprimore os métodos de preparação dos árbitros e auxiliares.

"Temos de fazer um movimento para ter reciclagem, precisamos de árbitros profissionais. Temos uma estrutura profissionalizada e o árbitro precisa também ser profissional. Lance infeliz do bandeira, o pênalti é discutível, mas dois lances de regra não pode acontecer. Regra é o básico do futebol", observou.

Apesar das reclamações, Galiotte reconheceu que o Corinthians mereceu a vitória por 3 a 2 em Itaquera.

"Não foi por isso que o Palmeiras perdeu. O Corinthians jogou melhor, fez um bom jogo no primeiro tempo. O que a gente questiona e quer deixar claro é que o Palmeiras está fazendo um trabalho muito sério, o Palmeiras está se estruturando, está com um trabalho que se pode comparar a um time europeu. Um erro de arbitragem e de cumprimento de regra realmente compromete o clássico", afirmou o cartola.


Endereço da página:

Links no texto: