Folha de S. Paulo


Santos enfrenta Atlético-MG para continuar na briga pelo título

Guilherme Dionizio
Elano fará sua terceira partida no ano como treinador do Santos
Elano fará sua terceira partida no ano como treinador do Santos

O Santos entrará em campo às 17h deste sábado (4) na Vila Belmiro tentando jogar ainda mais pressão no Corinthians para o clássico de domingo (5) contra o Palmeiras. Terceiro colocado, ele terá como adversário o Atlético-MG.

Uma vitória santista fará com que o líder do Campeonato Brasileiro inicie a sua partida com somente três pontos na dianteira. Assim, até mesmo um empate contra a equipe alviverde diminuiria sua vantagem na ponta ao fim da rodada. Cairia dos seis atuais para quatro.

O triunfo contra os mineiro poderá dar um gás extra para o Santos, que na rodada seguinte, na quarta-feira (8), atuará mais uma vez em casa, contra o Vasco.

O duelo na Baixada marcará o retorno de Elano, 36, ao comando do Santos. Confirmado como treinador interino até o fim de 2017 após a demissão de Levir Culpi, ele já dirigiu o time em duas oportunidades neste ano e em ambas saiu vencedor.

O ex-jogador esteve no banco de reservas logo após a saída de Dorival Júnior, em junho, e levou o time a vitórias por 1 a 0 sobre o Botafogo e 2 a 0 sobre o Atlético-PR.

Esta será a primeira vez que Elano comandará o Santos na Vila. Isso porque o duelo com o time carioca foi no Pacaembu, e com os paranaenses na Arena da Baixada.

"Peço que o torcedor venha para a Vila Belmiro, porque estamos querendo muito este título, estamos com fome."

Para manter o Santos firme na briga pelo título a sete rodadas do fim do torneio, o interino espera contar com uma resposta em campo do meia Lucas Lima, que vem oscilando ao longo do torneio e tem sido cobrado pela torcida.

O atleta ainda não definiu onde jogará em 2018, mas são grandes as chances de ele deixar o clube. O Palmeiras é um dos interessados.

"Vou ser curto e grosso. Cheguei nele e falei: 'Lucas Lima, eu preciso de você. Você é bom. Em janeiro, você vai para onde quiser. Até 3 de dezembro, você vai fazer o que estou pedindo e vai me ajudar'. Ele falou: 'Parça, conta comigo'. Sei que posso contar com ele. Vamos colher bons frutos com toda a equipe. Tenho certeza", afirmou.

O treinador fez questão de ressaltar que a cobrança não foi apenas em Lucas Lima, mas em todos os atletas.

"Todo mundo está comprometido com o clube, e foi isso que cobrei deles. Confio muito nos atletas, tenho eles como amigos, mas quando se trata de trabalho temos um objetivo, e o principal objetivo é ganhar do Atlético no sábado. O campeonato ainda está em aberto. Ganhei dois títulos brasileiros como jogador [2002 e 2004] e passei para os atletas quão gostoso é este sentimento", disse.

O ex-jogador realizou treinos fechados para a imprensa ao longo da semana e não divulgou a escalação.

"Não estou treinando uma só formação, estou testando várias, pois é a única semana que tenho para preparar o time até dezembro. Vou precisar de muitas variações neste tempo", afirmou.

Elano reencontrará Robinho, ao lado de quem atuou no próprio Santos, no Manchester City (ING) e na seleção brasileira. O atacante tem sido destaque do Atlético-MG nas últimas rodadas. Questionado o que faria para neutralizar o adversário, desconversou: "Claro que não vou falar para vocês."

Na TV
Santos x Atlético-MG
17h Pay-per-view


Endereço da página: