Folha de S. Paulo


Zidane faz história e é eleito pela Fifa o melhor treinador de futebol do mundo

Alastair Grant/Associated Press
Soccer coach Zinedine Zidane receives The Best FIFA Men's Coach award during the The Best FIFA 2017 Awards at the Palladium Theatre in London, Monday, Oct. 23, 2017. (AP Photo/Alastair Grant) ORG XMIT: FAS135
Zinedine Zidane, do Real Madrid, recebe da Fifa o prêmio de melhor treinador do mundo

O francês Zinedine Zidane, do Real Madrid, fez história nesta segunda-feira (23) ao ser eleito pela Fifa o melhor técnico do mundo. Ele desbancou os treinadores italianos Massimiliano Allegri, da Juventus, e Antonio Conte, do Chelsea, para ficar com a premiação.

Nunca um ex-jogador que havia recebido da Fifa o prêmio de melhor atleta tinha conseguido a honraria como treinador. Zidane foi eleito o principal jogador de futebol do mundo em 1998, 2000 e 2003. Já o prêmio de melhor treinador começou a ser entregue em 2010.

Zidane já havia concorrido ao troféu na última edição da premiação, mas perdeu para o italiano Claudio Ranieri, que conquistou o inesperado título inglês com o Leicester City.

Foi o próprio Ranieri que anunciou Zidane como vencedor. Em seu discurso, o francês agradeceu ao Real Madrid e a alguns jogadores da equipe, entre eles o português Cristiano Ronaldo.

Pesou a favor de Zidane a conquista de mais um título da Liga dos Campeões com o Real Madrid. O treinador, que já havia sido campeão na temporada 2015/2016, assegurou o bicampeonato com uma goleada por 4 a 1 contra a Juventus, em Cardiff.

Zidane também foi campeão da última edição do Espanhol, com três pontos de vantagem para o rival Barcelona, e ganhou o título do Mundial de Clubes da Fifa em dezembro do ano passado.

TRÊS BRASILEIROS NO TIME DO ANO

O português Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa. Ele chegou ao quinto prêmio na carreira e igualou a marca de Lionel Messi, do Barcelona, que foi derrotado na disputa. Neymar, do Paris Saint-Germain, era o outro concorrente ao troféu.

A seleção da Fifa de melhores jogadores do mundo contou com três brasileiros convocados com frequência pelo técnico Tite para defender o país. Os laterais Daniel Alves, do PSG, e Marcelo, do Real Madrid, e o atacante Neymar estiveram entre os onze atletas premiados.

O restante do time foi composto pelo goleiro Buffon (Juventus), os zagueiros Sergio Ramos (Real Madrid) e Bonucci (Milan), os meias Kroos (Real Madrid), Modric (Real Madrid) e Iniesta (Barcelona) e os atacantes Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Messi (Argentina).

Seleção da Fifa de melhores do ano

GOL MAIS BONITO

O francês Olivier Giroud, do Arsenal, venceu o Prêmio Puskás de gol mais bonito do ano. O atacante superou a venezuelana Deyna Castellanos e o goleiro sul-africano Oscarine Masuluke, que havia feito um gol de bicicleta.

Gol mais bonito do ano

Em premiação inédita, Buffon foi eleito o melhor goleiro do mundo. Ele derrotou Navas, do Real Madrid, e Neuer, do Bayern de Munique.

O time escocês Celtic ganhou o prêmio de melhor torcida do mundo. Já o jogador Francis Koné ganhou o título de fair play da temporada. Ele foi homenageado por ter socorrido o goleiro de um time rival que sofreu uma convulsão durante uma partida na República Tcheca.

O prêmio de melhor técnica de futebol feminino foi para a holandesa Sarina Wiegman, que venceu a Eurocopa com a seleção da Holanda. Já a melhor jogadora do mundo foi a holandesa Lieke Martens, do Barcelona.

Além das premiações, a Fifa organizou uma homenagem para Pelé, que faz 77 anos nesta segunda-feira. Foram mostrados vídeos com lances históricos do Rei do Futebol no telão.


Endereço da página:

Links no texto: