Folha de S. Paulo


"Àrbitro quis aparecer", diz Neymar após primeira expulsão pelo PSG

Boris Horvat/AFP
O árbitro francês Ruddy Buquet mostra o cartão vermelho para o atacante Neymar durante partida entre o Olympique de Marselha e o Paris Saint-Germain, no estádio Velódrome
O atacante Neymar é expulso em jogo do Paris Saint-Germain contra o Olympique de Marselha

Com gol de Cavani nos acréscimos, o Paris Saint-Germain arrancou empate por 2 a 2 do Olympique de Marselha neste domingo (22), no estádio Vélodrome. Neymar marcou o primeiro gol da equipe visitante, mas foi expulso no segundo tempo após se envolver em confusão com um rival.

O atacante brasileiro classificou como "injusto e exagerado" o primeiro cartão vermelho que recebeu com a camisa do PSG.

Neymar, que havia levado um amarelo pouco antes por reclamação, sofreu falta por trás do argentino Ocampos. Levantou irritado e peitou o rival, que desabou no gramado do Vélodrome. Ambos foram advertidos com o amarelo, e o brasileiro teve que ir mais cedo para os vestiários, aos 43 minutos do segundo tempo.

"Acho que foi exagerada sim. E injusta. Passei o jogo inteiro apanhando bastante, tenho muitas marcas pelo corpo", reclamou o camisa 10, em entrevista ao Esporte Interativo.

"Foi um lance em que tentei continuar depois de sofrer falta. Fiquei irritado com o golpe por trás. Por isso, tomei satisfação: 'Pô, tá doido, por trás ainda, com jogo parado?' O cara valorizou, e eu fiz o que o árbitro queria, que era me expulsar e aparecer mais que os jogadores", completou.

O resultado manteve a equipe parisiense invicta na liderança do Campeonato Francês, com 26 pontos, quatro de vantagem para o Monaco. Já o Olympique aparece em quinto, com 18.

O JOGO

O placar foi aberto pelo brasileiro Luiz Gustavo, do Olympique, aos 16 min. O volante, titular da seleção brasileira na Copa de 2014, arriscou um belo chute de longe para marcar.

O PSG sofreu com a marcação dos donos da casa no início, mas aos poucos tomou as rédeas da partida. Antes de Luiz Gustavo marcar, Kurzawa e Cavani perderam boas chances. O uruguaio voltaria a falhar logo depois da abertura do placar, quando desviou de joelho cruzamento na pequena área e errou o alvo.

Mas a igualdade não demoraria a chegar. Aos 33 min, Rabiot fez grande jogada e rolou para Neymar. O brasileiro bateu cruzado, sem chances de Mandanda. Décimo gol do camisa 10 no futebol francês —e a sensação de que a noite do astro seria positiva.

Na volta para o segundo tempo, o PSG reclamou muito com a arbitragem. Aos 9 minutos, Mbappé tentou jogada individual, Amavi fez o corte e na sequência tocou com a mão na bola. A arbitragem mandou o jogo seguir.

A etapa final seguiu com o PSG com mais posse de bola, mas sem criar chances de gol. Emery trocou Thiago Motta por Draxler na tentativa de mudar o cenário, sem sucesso. E quem marcou foi o Olympique. N'Jie insistiu na disputa pela bola com Rabiot na entrada da área, ganhou e cruzou para Thauvin estufar as redes aos 34 minutos.

Coube a Cavani a missão de salvar o PSG, já com um homem a menos após a expulsão de Neymar, da primeira derrota no Francês. Aos 48 minutos, o uruguaio bateu falta com perfeição e definiu a igualdade.

Sem Neymar, que cumprirá suspensão, o PSG volta a campo na próxima sexta-feira (27), quando recebe o Nice. Já o time de Marselha visita o vice-lanterna Lille no domingo (29).

Além de Luiz Gustavo e Neymar, Thiago Silva, recuperado de lesão, voltou a formar a dupla de zaga titular da equipe da capital com Marquinhos. Ambos tiveram atuação satisfatória. Daniel Alves, lesionado, deu lugar a Meunier. Lucas Moura não foi relacionado por opção do técnico Unai Emery.


Endereço da página: