Folha de S. Paulo


Santos empata, e Corinthians abre dez pontos na liderança do Brasileiro

Marco Galvão/Fotoarena/Folhapress
Bruno Henrique lamenta chance desperdiçada durante o empate do Santos contra a Ponte Preta
Bruno Henrique lamenta chance desperdiçada durante o empate do Santos contra a Ponte Preta

O Corinthians não entrou em campo, mas deu mais um passo para ficar com o título do Brasileiro. Nesta quinta (12), o Santos, vice-líder, empatou com a Ponte Preta por 1 a 1, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 27ª rodada do torneio.

A equipe dirigida por Levir Culpi projetava uma vitória para manter o bom momento -vinha de triunfos contra Atlético-PR e Palmeiras. Com o empate, soma agora 48 pontos. São dez a menos do que o líder Corinthians.

"Tudo pode acontecer. Vamos perseguir [o Corinthians] Existe uma certa lógica, mas a possibilidade de a gente chegar é viva também", disse o treinador santista.

A expectativa era diminuir a diferença nas próximas três rodadas, quando enfrentará adversários que lutam contra o rebaixamento: Sport, Atlético-GO e Vitória, jogo marcado para segunda-feira (16), às 20h, no Pacaembu.

O Corinthians terá dois rivais que estão entre os seis primeiros colocados: o próprio Grêmio e o Botafogo. Antes visita o Bahia, que luta contra a degola.

Apesar dos dez pontos, a diferença entre os dois clubes, porém, já foi maior. No final do primeiro turno do campeonato, o Corinthians tinha 12 pontos de vantagem na liderança. Na oportunidade, o segundo colocado era o Grêmio, enquanto o Santos estava em terceiro.

Atualmente, a equipe gaúcha despencou na tabela de classificação e agora ocupa a quarta posição -está atrás também do Cruzeiro, que soma 47 pontos e tem um jogo a mais que os concorrentes.

No duelo contra a Ponte Preta, a equipe santista foi surpreendida logo aos 4 minutos após um gol do volante Naldo, que aproveitou saída errada de Vanderlei em um cruzamento.

Atrás no placar, o Santos encontrou dificuldades para superar as linhas de marcação do adversário. Quando conseguiu, parou no goleiro Aranha, que fez excelente defesa em cabeçada do zagueiro Lucas Veríssimo.

O time só conseguiu o empate aos 44 minutos com Ricardo Oliveira, que completou cruzamento de Bruno Henrique. Antes da igualdade, o clube de Campinas perdeu uma boa oportunidade de ampliar o placar com Lucca que, da pequena área, chutou por cima do gol.

No segundo tempo, o Santos teve até mais domínio, mas criou apenas duas chances de gol com Bruno Henrique em jogadas pelo lado direito. Na primeira, o atacante cabeceou e parou em Aranha, enquanto na outra mandou para fora.

"O Santos chegou mais próximo da vitória, mas não matou o jogo, então não dá para lamentar. Fico feliz pelo desempenho e chateado pelo resultado", disse Levir.


Endereço da página:

Links no texto: