Folha de S. Paulo


Antes de assembleia, manifestantes pedem 'diretas já' no COB

Sérgio Rangel/Folhapress
Ex-secretário nacional de alto rendimento, Luiz Lima, protesta com outras pessoas na frente da sede do COB, no Rio
Ex-secretário de alto rendimento, Luiz Lima protesta com outras pessoas na sede do COB, no Rio

Um grupo de ex-atletas realiza na tarde desta quarta (11) um protesto pedindo "diretas já" na eleição do COB (Comitê Olímpico do Brasil).

O ato precedeu a reunião da assembléia geral da entidade. No encontro, os filiados ao COB vão definir o futuro da entidade.

Desde quinta (5), o presidente Carlos Artur Nuzman está preso suspeita de ter feito a "ponte" entre o esquema de corrupção do governo Sérgio Cabral (PMDB) e os membros do COI (Comitê Olímpico Internacional) na escolha do Rio em 2009 para receber os Jogos. No sábado (7), Nuzman pediu licença do cargo.

A manifestação reuniu cerca de 20 pessoas. "Temos que democratizar o COB. Todos os atletas que disputaram os Jogos Olímpicos precisam votar na nova eleição. O COB não pode ser tão fechado", disse Luiz Lima, que foi secretário de alto rendimento do Ministério do Esporte. Ele deixou o cargo em junho.

Ian Cheibub/Folhapress
Rio de Janeiro RJ,Brasil 05.10.2017 Saída do Presidente e ex-diretor do Comitê Olímpico, Carlos Arthur Nuzman e Leonardo Gryner da Polícia Federal do Rio Foto: Ian Cheibub / Folhapress DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM
Presidente licenciado do COB, Carlos Arthur Nuzman é levado por policiais federais no dia 5 de outubro

As confederações são maioria no colégio eleitoral do comitê olímpico nacional.

Na última eleição, apenas 30 representantes de confederações, três membros natos do COB -Nuzman, entre eles- e o representante dos atletas, o ex-jogador de vôlei de praia Emanuel Rego, votaram.

Nuzman está à frente do comitê desde 1995, e foi eleito em outubro de 2016 para seu sexto mandato. A administração se encerra em 2020.

Djan Madruga, que foi atleta olímpico e secretário de alto rendimento, participou também do protesto.

Os manifestantes também pediam intervenção no COB.


Endereço da página:

Links no texto: