Folha de S. Paulo


Corinthians recebe o Coritiba para melhorar aproveitamento do 2º turno

Avener Prado - 12.jan.2017/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 12-01-2017: Fábio Carille, 43 anos, treinador do Sport Club Corinthians Paulista, durante entrevista no CT do time. (Foto: Avener Prado/Folhapress, ESPORTE) Código do Fotógrafo: 20516 ***EXCLUSIVO FOLHA*** ORG XMIT: AGEN1701121515579391 ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Fabio Carille espera que o Corinthians recupere os resultados do 1º turno

A história do Campeonato Brasileiro em pontos corridos mostra que o Corinthians não será campeão se não melhorar o aproveitamento.

Jamais uma equipe venceu o torneio desde 2003 - quando a fórmula atual foi adotada - com os 38% de pontos conquistados no returno. Este é o aproveitamento atual do Corinthians. A equipe tem chance de melhorar a marca a partir desta quarta, às 21 horas, no Itaquerão, quando enfrenta o Coritiba.

O time paranaense é o penúltimo colocado.

Até hoje, a pior campanha após sete rodadas do segundo turno de uma equipe campeã nacional foi também do Corinthians. Mas em 2011, obteve 47,6% dos pontos.

Apesar do desempenho ruim no returno, o time é líder do campeonato com 55 pontos. Oito a mais que o Santos, segundo colocado.

"A vantagem é considerável. Não tem como falar que é campeão. Temos de fazer melhor, a gente sabe. Chegou o momento que temos jogadores jovens que não conquistaram título nacional. Estão acelerando, tendo muita pressa para acelerar", explicou o técnico Fabio Carille.

Editoria de Arte/Folhapress
CAMPANHA CORINTHIANS
Campeões brasileiros no 1º e 2º turno

O Corinthians lidera com folgada vantagem, apesar da queda de rendimento, porque nunca um time teve um primeiro turno tão bom quanto o clube de Parque São Jorge nesta temporada.

Nas primeiras 19 rodadas, a equipe obteve 82,4% dos pontos. Venceu 14, empatou cinco e não perdeu nenhuma vez. Quem chega mais perto é o Cruzeiro de 2014, que teve aproveitamento de 75,4%.

Nas nas sete rodadas do returno, o Corinthians ganhou apenas duas vezes.

"No segundo turno, só não gostei dos jogos contra Vitória e São Paulo. Deveríamos ter jogado mais. Estamos muito abaixo, mesmo assim mantivemos os oito pontos [de vantagem]", completou Fabio Carille.

O Corinthians conta com a inconstância dos seus mais diretos rivais pelo título. Santos e Grêmio (3º colocado) estavam também envolvidos na disputa da Libertadores. O Grêmio ainda está.

O fato de o Coritiba estar na zona de rebaixamento deveria animar o Corinthians, mas neste 2º turno a equipe paulista teve dificuldades em casa contra o lanterna Atlético-GO. Perdeu por 1 a 0.

"Chegamos à fase que chamamos de funil. Sempre disse que o objetivo era chegar embolado [nas primeiras posições] nas oito ou dez rodadas finais. Estamos chegando nisso. A gente sabe que precisa voltar a jogar bem", finaliza o treinador.

REFORÇO

Recuperado de lesão na panturrilha esquerda, Jô dever voltar à equipe titular. Pablo não treinou nesta terça (10) e é dúvida. Segundo a comissão técnica, ele foi poupado por precaução. Se não puder aturar, deve entrar Warian, volante de 21 anos.

Carille espera para saber a situação de Balbuena. O defensor estava com a seleção paraguaia que enfrentou a Venezuela nesta terça. Se ele voltar a São Paulo em boas condições físicas, vai jogar.


Endereço da página: