Folha de S. Paulo


Verba de loterias serviu para COB pagar salários de dirigentes

Além de financiar o esporte olímpico, a Lei Piva também ajuda o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, a agradar seu aliados.

A legislação permite ao comitê destinar parte da verba carimbada para remunerar os presidentes das confederações filiadas com salário. Nuzman foi preso pela Polícia Federal, suspeito de comprar votos para a eleição do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Cada dirigente de entidade recebe R$ 22 mil, valor que pode ser dividido com outros diretores. Em um ano, o valor salarial pode chegar ao total de R$ 264 mil.

As confederações formam o principal núcleo de sustentação de Nuzman e o elegem nos pleitos da presidência do COB, a cada quatro anos. O pagamento é classificado por opositores como uma espécie de "mensalinho" para o cartola agradar seus aliados.

No entanto, essa decisão de remunerar ou não os dirigentes cabe a cada confederação, que pode aplicar esse valor em projetos esportivos.

Durval Balen, presidente da confederação de tiro esportivo, disse que abriu mão da remuneração para repassá-la à sua entidade.

"Abri mão desta remuneração à minha pessoa, fazendo com que tais recursos fossem agregados aos valores dos repasses feitos para a CBTE", afirmou à Folha.

Outros dirigentes consultados pela reportagem também disseram que não ficam com o "mensalinho". Da mesma forma, há quem não abra mão da remuneração.

Questionado na sexta (6), o COB não informou quantos cartolas são beneficiados.

Dirigentes também recebem valores de diária do COB durante eventos internacionais, como Jogos Olímpicos e Pan-Americanos.

Eles ganham até mesmo quando da Olimpíada de 2016, realizada no Rio.

As confederações são maioria no colégio eleitoral do comitê olímpico nacional.

Na última eleição, 30 representantes de confederações, três membros natos do COB -Nuzman, entre eles- e o representante dos atletas, o ex-jogador de vôlei de praia Emanuel Rego, votaram.

Nuzman está à frente do comitê desde 1995, e foi eleito em outubro de 2016 para seu sexto mandato. A administração se encerra em 2020.


Endereço da página:

Links no texto: