Folha de S. Paulo


Sem perder há quatro jogos, Palmeiras tenta manter arrancada no Brasileiro

Jorge Rodrigues -24.set.2017/Eleven/Folhapress
O lateral Egídio comemora ao marcar o gol da vitória do Palmeiras sobre o Fluminense, por 1 a 0, no Maracanã, pelo Brasileiro
Egídio comemora ao marcar o gol da vitória do Palmeiras sobre o Fluminensena 25ª rodada

O Palmeiras enfrenta o Santos, neste sábado (30), às 19h, no Allianz Parque, com objetivo único de vencer e a cabeça na projeção de outro clássico lá na frente.

A missão quase impossível do time alviverde é chegar à partida contra o Corinthians, daqui a seis rodadas, em 5 de novembro, a menos de quatro pontos do rival, que lidera com folga o Campeonato Brasileiro. A conta dos palmeirenses é que, talvez no confronto direto, tudo se iguale.

Após perder por 2 a 0 em casa, no primeiro turno, o jogo agora será em Itaquera.

A projeção numérica que mais ajuda o time palmeirense, mas mesmo assim mostra como a campanha do Corinthians no primeiro turno foi excepcional, é a que considera exclusivamente os últimos quatro jogos de ambos.

Se o Palmeiras conseguir manter o aproveitamento da sua recente arrancada (foram três vitórias e um empate) e o Corinthians também mantiver o seu desempenho mais recente (duas derrotas, uma vitória e um empate), a diferença atual de 11 pontos entre eles cairá para dois.

A campanha de ambos no segundo turno muda um pouco o contexto das próximas seis rodadas do Brasileiro.

Enquanto o time alviverde tem 61% de aproveitamento no atual turno, o Corinthians tem 39%. Caso estas taxas sejam mantidas, o clássico de novembro em Itaquera vai ser jogado com uma diferença de sete pontos em favor do líder atual do campeonato.

A mesma projeção, considerando o aproveitamento dos dois times durante toda a competição, quase acaba com o sonho palmeirense de bicampeonato nacional.

Se o Corinthians continuar com os seus 72% de aproveitamento no campeonato, contra os 57% do time do Palmeiras, a diferença vai crescer e será de 14 pontos na tabela de classificação quando os dois se encontrarem. E ainda haverá 18 pontos em disputa até a última rodada do Nacional.

TIME EQUILIBRADO

O desempenho recente do Palmeiras está atrelado ao fato de o técnico Cuca ter conseguido, mesmo que tardiamente, ter equilibrado melhor o Palmeiras.

Apesar de ter gostado do desempenho do time no clássico contra o São Paulo, a avaliação de Cuca é que o sistema defensivo do time não estava muito seguro.

Desde então, passou a adotar um trio de jogadores no meio campo, com Tchê Tchê, Moisés e Jean e outro trio mais avançado. Contra o Santos, neste sábado (28), a tendência é que o ataque tenha Willian, Deyverson e Dudu.

"Os últimos resultados, e as pessoas podem criticar que foram vitórias por 1 a 0, mostram que nossos números foram melhores que os dos adversários, como posse de bola e finalizações", diz Cuca.
Na visão do treinador, a segurança da equipe é maior por causa das peças usadas no meio campo.

Mas tudo será colocado à prova contra o veloz time do Santos, que pretende ganhar o clássico fora de casa para continuar sonhando, pelo menos enquanto os números deixarem, com o título brasileiro.

NA TV
Palmeiras x Santos
19h Pay-per-view


Endereço da página:

Links no texto: