Folha de S. Paulo


Cristiane diz que não defenderá mais a seleção após demissão de Emily Lima

Veja vídeo

A atacante Cristiane, estrela da seleção brasileira feminina de futebol, anunciou nesta quarta-feira (27) que deixará de defender a equipe nacional após a demissão da treinadora Emily Lima. Dispensada do cargo na última sexta-feira (22), a técnica tinha o apoio das jogadoras apesar da má fase vivida, mas não o respaldo do coordenador Marco Aurélio Cunha.

A jogadora fez a declaração após a ex-técnica da seleção brasileira afirmar, em entrevista à Folha, que o futebol feminino está no comando de dirigentes que não entendem sobre a modalidade.

Cristiane, 32, defende atualmente o Changchun Yatai, da China, após uma passagem pelo PSG. Ela explicou sua decisão em uma série de vídeos publicados no Instagram.

"Acho que é a decisão mais difícil de toda a minha vida profissional", afirmou. "Mas eu não vejo outra alternativa por conta dos acontecimentos. Hoje se encerra meu ciclo na seleção brasileira."

A atacante foi a principal parceira de Marta na seleção brasileira, a qual ela defende desde 2003. A atacante conquistou duas medalhas de prata olímpicas, em Atenas- 2004 e Pequim-2008, e dois ouros do Pan-Americano, no Rio-2007 e Toronto-2015. Cristiane é também a maior artilheira da história do futebol feminino nos Jogos Olímpicos –marcou 14 gols, em quatro edições do evento.

"Muito difícil saber que eu não vou jogar o meu último Pan-Americano, minha última Copa América, minha última Olimpíada, Copa do Mundo. Era o que eu sempre quis, o que eu sempre quis. Colocar a medalha de ouro no peito, trazer o troféu de campeão mundial. E ajudar a desenvolver a modalidade de alguma maneira", ela declarou.

Mickael Kappeler -26.ago.2004/AFP
ORG XMIT: 071601_0.tif Jogos Olímpicos de Atenas (Grécia), 2004 - Futebol - Brasil 1 x 2 EUA: jogadoras em lance na vitória dos EUA sobre o Brasil, no estádio Karaiskaki, em Atenas (Grécia). A seleção brasileira feminina de futebol perdeu a final dos Jogos Olímpicos de Atenas para os Estados Unidos por 2 a 1, na prorrogação, e levou a prata. Foi a primeira medalha olímpica da seleção feminina, que havia ficado em quarto lugar nas duas Olimpíadas anteriores. Brazilian forward Cristiane (L) and US defender Brandi Chastain eye the ball during their gold medal football match at the Olympic Games, 26 August 2004 at Karaiskaki stadium in Athens. AFP PHOTO DDP MICKAEL KAPPELER
A atacane Cristiane com a camisa da seleção brasileira nos Jogos de Atenas-2004

Cristiane relatou a frustração com a lesão que a deixou de fora dos Jogos Olímpicos, a qual fez com que ela pensasse em abandonar a seleção logo após o torneio. Um pedido de Emily Lima, no entanto, fez com que a atacante mudasse de ideia e voltasse a vestir a camisa do Brasil.

"Simplesmente tiraram essa comissão em pouquíssimo tempo. Onde todas as atletas estavam gostando do trabalho. E sem ninguém entender. Todas as outras comissões tiveram muito tempo de trabalho, seguiram o ciclo todo de trabalho e essa não teve sequer essa oportunidade. Por que era mulher?", questionou.

Cristiane explicou que sua aposentadoria da seleção não tinha relação com o retorno de Vadão, técnico que foi substituído por Emily após a Olimpíada e chamado para o lugar dela nesta semana. A atacante disse ter conversado com o treinador, que pediu que a atacante mudasse de ideia, sem sucesso.

Para a jogadora, o problema não era a comissão técnica, mas quem estava acima dela, em especial o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero. Cristiane fez um apelo ao cartola.

"Faça o senhor uma reunião com as atletas, o senhor e somente as atletas. Escute o que elas têm para pedir. Nós temos tantas ideias boas e positivas para que a modalidade possa andar e crescer ainda mais. Por isso que todos os outros países estão desenvolvendo", disse.

A atacante finalizou seu discurso com um pedido às atletas mais jovens, que mantenham a luta por mais respeito na modalidade dentro do Brasil, e agradeceu às jogadoras e profissionais com quem ela trabalhou em sua longa passagem pela seleção brasileira.


Endereço da página:

Links no texto: