Folha de S. Paulo


Após eliminação na Libertadores, Santos vence Atlético-PR e respira

Lucas Baptista/Futura Press/Folhapress
SÃO PAULO,SP,23.09.2017:SANTOS-ATLÉTICO-PR - O jogador Bruno Henrique do Santos durante a partida entre Santos SP e Atlético PR, válida pela Série A do Campeonato Brasileiro 2017, no Estádio Vila Belmiro em Santos (SP), neste sábado (23). (Foto: Lucas Baptista/Futura Press/Folhapress) ***PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS***
Autor do gol santista, o atacante Bruno Henrique gesticula na partida contra o Atlético-PR

O Santos venceu o Atlético-PR por 1 a 0 neste sábado (23), na Vila Belmiro, e assumiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro, com 44 pontos.

O time paulista agora tem um ponto a mais do que o Grêmio, que joga neste domingo (24), às 19h, contra o Bahia, em Salvador. O líder Corinthians (53 pontos) enfrenta o São Paulo neste domingo, às 11h, no Morumbi.

A vitória alivia a pressão da torcida santista em cima da equipe, eliminada da Libertadores pelo Barcelona de Guayaquil na última quarta-feira (20), em casa.

O técnico Levir Culpi, vaiado por parte da torcida quando o sistema de som anunciou a escalação, manteve Vecchio entre os titulares, no lugar do lesionado Lucas Lima. O meia, assim como no torneio sul-americano, teve atuação apagada, o que resultou num time pouco criativo.

O Santos até ficou um pouco mais com a bola no primeiro tempo do que o rival –52% segundo o site Footstats–, mas pouco conseguiu criar chances de gol. Foram apenas três finalizações certas. Duas delas no lance que resultou no gol de Bruno Henrique, aos 34 min, quando o Atlético-PR errou na saída de bola e viu o goleiro Weverton rebater o chute de Jean Mota nos pés do atacante santista.

"O chute cruzado eu acabei espalmando para o lado e o Bruno Henrique conseguiu fazer o gol. Era um chute difícil de segurar", disse o goleiro do clube paranaense na ida para o intervalo.

O autor do gol, que havia sido expulso pela Libertadores após cuspir em Damián Dias, marcou pela sétima vez no Brasileiro e é o artilheiro isolado da equipe.

O Atlético-PR voltou para o segundo tempo com o volante Matheus Rossetto no lugar do argentino Lucho González e o atacante Ribamar no lugar do meio-campista Sidcley.

Ribamar perdeu chance clara de empatar, mas foi travado pelo zagueiro David Braz. O Santos, que até havia iniciado melhor a segunda etapa, passou a ver o rival pressionar.

Para conter o ímpeto do oponente, o técnico Levir Culpi trocou o volante Alison por Matheus Jesus, para tentar renovar o fôlego de seu time na marcação e na saída de bola.

Com o passar do tempo, o clube paranaense se lançou ao ataque. Por outro lado, ficou suscetível ao rápido contra-ataque santista. Em duas oportunidades, o time paulista quase ampliou com Bruno Henrique e Daniel Guedes, mas o placar ficou mesmo 1 a 0.

No próximo sábado (30), às 19h, o Santos vai até o Allianz Parque enfrentar o rival Palmeiras. O clássico poderá valer a posição na tabela. Caso a equipe alviverde vença o Fluminense neste domingo (24), chegará aos 43 pontos, um a menos do que os santistas.


Endereço da página:

Links no texto: