Folha de S. Paulo


Pela quinta vez, Fortaleza tenta exorcizar fantasma da Série C

FortalezaEC
Jogadores do Fortaleza treinam para jogo da Série C do Brasileiro
Jogadores do Fortaleza treinam para jogo da Série C do Brasileiro

Há sete anos na Série C do Brasileiro, o Fortaleza terá diante do Tupi neste sábado (23), às 20h30, em Juiz de Fora (MG), a chance de exorcizar um terrível pesadelo, ou de prolongar uma sina digna de filme de terror.

Em quatro das últimas cinco temporadas, o time cearense terminou a primeira fase na liderança da competição, mas caiu nas quartas de final, último estágio para confirmar o acesso à Série B, sempre diante da sua torcida.
Desta vez, o cenário é diferente. A equipe só se classificou para a etapa decisiva na última rodada, na terceira colocação do Grupo A, e decidirá a vaga fora de casa.

O clube, porém, jogará com uma vantagem. No último sábado venceu o adversário desta noite por 2 a 0 —a primeira vitória conquistada em um jogo de quartas de final do torneio– e agora pode até perder a partida de volta por um gol de diferença.

"Como chegávamos como favoritos [nos outros anos], a pressão era muito grande e não conseguíamos fazer o resultado em casa. Agora, temos a vantagem e precisamos saber jogar", disse o zagueiro Adalberto, que esteve presente em duas das quatro eliminações do clube nesta fase do torneio: em 2014 e 2015.

A primeira queda foi antes disso, em 2012. O time foi eliminado para o Oeste após empatar fora por 1 a 1 e perder o segundo confronto por 3 a 1. Dois anos depois, o algoz foi o Macaé –empate por 0 a 0, fora, e por 1 a 1, no Castelão.

Na temporada seguinte, o Brasil de Pelotas foi o responsável pela eliminação da equipe cearense ao vencer o primeiro jogo por 1 a 0 e empatar o outro por 0 a 0, no Ceará. Já em 2016, a pedra no sapato foi o Juventude –empate por 0 a 0, em Caxias do Sul, e 1 a 1 no Castelão.

"Não fizemos nada diferente agora. Aliás, tivemos até problemas. A torcida estava descrente com o time em razão das eliminações na primeira fase da Copa do Brasil, da Copa do Nordeste. O presidente renunciou e até uma reformulação no elenco foi feita no meio da temporada. Na reta final, porém, crescemos e agora temos essa vantagem", disse Marcelo Paz, 36, diretor de futebol

O clube também trocou quatro vezes de técnico na temporada. O atual é Antonio Carlos, ex-Inter e que no ano passado estava no Juventude.

"Sou o jogador com mais tempo aqui e sei o quanto esse acesso representa para a torcida, que quer estar na Série B no ano do centenário [2018]", concluiu Adalberto.

Os outros jogos pelas quartas de final da Série C serão entre Sampaio Corrêa-MA e Volta Redonda (1 a 0 para o time maranhense no jogo de ida), São Bento e Confiança-SE (2 a 0 para o time sorocabano na ida) e CSA-AL e Tombense (2 a 0 para o time alagoano na primeira partida).

NA TV
Tupi x Fortaleza
20h Esporte Interativo


Endereço da página: