Folha de S. Paulo


Brasil enfrenta República Dominicana em grupo regional da Copa Davis

Martín Zabala/Xinhua
(150307) -- VILLA MARTELLI, marzo 7, 2015 (Xinhua) -- Los tenistas Bruno Soares (d) y Marcelo Melo (i) de Brasil, reaccionan durante el partido de dobles varonil de la primera ronda del Grupo Mundial de la Copa Davis, ante Carlos Berlocq y Diego Schwartzman de Argentina, en el predio Tecnópolis de la localidad Villa Martelli, a 10km de la ciudad de Buenos Aires, capital de Argentina, el 7 de marzo de 2015. (Xinhua/Martín Zabala) (mz) (jp) (vf)
Os duplistas Marcelo Melo e Bruno Soares são o ponto forte da equipe brasileira, rebaixada

Depois de uma derrota para o Japão, na qual sofreu com problemas dentro e fora de quadra, a equipe brasileira da Copa Davis de tênis conheceu nesta quarta-feira (20) o caminho que terá de fazer para tentar voltar à elite da modalidade.

Pelo Grupo 1 do Zonal das Américas, o Brasil vai enfrentar a República Dominicana. Assim com os principais tenistas brasileiros, os destaques dominicanos preferem as quadras de saibro. O país caribenho vai jogar em casa.

Principal nome do país, aos 37 anos, o veterano Victor Estrella Burgos é hoje o número 79 do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). José Hernández-Fernández, 27, é o número dois do país, ocupando hoje apenas a 343ª posição da lista. No auge, já foi o 179º, em 2015.

Se a equipe brasileira vencer, vai encarar quem sair do duelo entre Colômbia e Barbados para tentar o lugar na repescagem para o Grupo Mundial.

Desfalcado de Thomaz Bellucci e Rogério Dutra Silva, o time brasileiro foi derrotado pelo Japão na repescagem deste ano. Os asiáticos também não contavam com seu melhor tenista, Kei Nishikori. A campanha brasileira, no entanto, ficou mais marcada por gesto racista do gaúcho Guilherme Clezar, 24, em um dos jogos de simples do duelo.

Rebaixada da elite depois de seguidas campanhas de destaque, a Argentina será o único país que não precisará jogar a primeira rodada no zonal e aguarda Chile ou Equador.

ELITE

O Grupo Mundial da Copa Davis 2018 também já conhece seus confrontos da primeira fase, e o destaque fica por conta do duelo entre Espanha e Reino Unido, que pode opor Rafael Nadal e Andy Murray logo de cara.

O sorteio foi realizado pela ITF (Federação Internacional de Tênis) também agendou outra série que chama a atenção: Sérvia x Estados Unidos. Finalistas desta temporada, França e Bélgica estreiam contra Holanda e Hungria, respectivamente, em 2018.

Veja os confrontos do Grupo Mundial da Copa Davis 2018:

França x Holanda
Japão x Itália
Espanha x Reino Unido
Austrália x Alemanha
Cazaquistão x Suíça
Croácia x Canadá
Sérvia x EUA
Hungria x Bélgica


Endereço da página:

Links no texto: