Folha de S. Paulo


Após erro em gol de Jô, Del Nero cobra árbitro de vídeo para próxima rodada

gol

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) decidiu que implantará o árbitro de vídeo "o quanto antes nas partidas do Campeonato Brasileiro". A decisão foi tomada após o gol de braço marcado pelo atacante Jô na vitória do Corinthians sobre o Vasco por 1 a 0, no domingo (17), no Itaquerão.

Nesta segunda, o presidente da entidade, Marco Polo Del Nero se reuniu com o chefe da arbitragem, Coronel Marcos Marinho e pediu que o sistema fosse implantado já para este final de semana.
Del Nero tomou a decisão após conversa com o presidente do Vasco, Eurico Miranda, que cobrou o mandatário da confederação.

"Em função da incidência de erros recentes que poderiam ser evitados com a utilização da tecnologia, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, reuniu a equipe e determinou que o árbitro de vídeo seja aplicado o quanto antes nas partidas do Brasileiro", afirmou a CBF.

De acordo com a entidade, as imagens utilizadas serão transmitidas pela TV Globo, detentora dos direitos de transmissão da competição.

O chefe da arbitragem afirmou que o sistema será implementando na "rodada do final de semana". "Não importa quanto custar. Vamos implementar", afirmou.

Ale Frata/Código19/Folhapress
Gol de Jô - Partida entre Corinthians e Vasco, válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro
Jô comemora o gol contra o Vasco, em partida do Campeonato Brasileiro no Itaquerão

MUDANÇA DE PLANOS

Antes da decisão de Del Nero, o planejamento do departamento de arbitragem da confederação era implementar o árbitro de vídeo no país somente em em 2019.

Na manhã desta segunda, Marinho afirmou à Folha que havia problemas para a instalação do sistema no país. Ele citou entraves como a a qualificação de árbitros e assistentes e a estrutura dos estádios brasileiros.

"Não é uma situação simples. Instalar câmeras e colocar as pessoas no local para fazer. Temos estádios na Série A que não possuem condições, que precisam ser remodelados, readequados para a implantação", afirmou.

A CBF estima que terá um custo de R$ 30 mil por partida, o que totalizaria R$ 300 mil por rodada se todos os jogos tiverem o recurso.

Artigo no regulamento geral de competições da CBF, porém, abre brecha para a tecnologia ser adotada mesmo sem precisar ser implementada em todos as partidas de um único torneio.

"A CBF não está obrigada a utilizar a tecnologia da arbitragem em todos os jogos da mesma competição ou da mesma rodada, na medida que depende de condições técnicas e materiais para fazê-lo", diz o documento da entidade.

TESTES

A CBF já fez alguns testes para a implantação do sistema. Os dois jogos da final do Pernambucano contaram com árbitros de vídeo. Outras observações foram feitas em treinos das seleções de base na Granja Comary.
Representantes da entidade (Sérgio Corrêa e Manoel Serapião Filho) e três árbitros Wilton Sampaio, Sandro Meira Ricci e Anderson Daronco, inclusive, estão desde a semana passada na sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai, participando de treinamentos teóricos sobre a utilização do sistema.

A CBF planeja usar os procedimentos do árbitro de vídeo seguindo o protocolo da Fifa, igual ao utilizado na Copa das Confederações. Por esse sistema, o auxiliar com auxílio de imagens atua em lances decisivos de gol, e poderá avisar o juiz de campo. Mas será o juiz no gramado quem tomará a decisão final.


Endereço da página:

Links no texto: