Folha de S. Paulo


Santos impõe nova derrota ao Corinthians no Brasileiro

Rivaldo Gomes/Folhapress
O Santos joga, na Vila Belmiroi, partida valida pela Vigesima Terceira Rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol Serie A, contra o Corinthians.
Jô, do Corinthians, disputa bola na derrota de sua equipe contra o Santos, na Vila Belmiro

O Corinthians viu as suas últimas invencibilidades ruírem na temporada com a derrota por 2 a 0 no clássico para o Santos, na Vila Belmiro, em confronto válido pela 23ª rodada do Brasileiro.

Mais do que isso, o time que dominava a braçadas largas a competição -ainda lidera com sete pontos de vantagem em relação ao Grêmio, segundo colocado- passa agora a conviver com questionamentos e um novo momento na temporada.

Foi só a primeira derrota em clássicos no ano e o fim de uma hegemonia. O desempenho, até então, era resumido em seis vitórias e três empates - dois triunfos contra cada um dos rivais, além de três empates com o São Paulo.

O resultado adverso é também o fim de uma campanha quase perfeita em partidas como visitante no torneio. Eram oito vitórias e só dois empates até este domingo.

Veja vídeo

"É um segundo turno que não esperávamos e precisamos melhorar se quisermos algo no campeonato", afirmou o técnico Fábio Carille.

Mas a marca deixada com o revés é maior do que os números. O Corinthians colocou um arquirrival, então a 12 pontos de distância, na briga pelo título."Falei que se fizéssemos três pontos aqui tiraríamos um time da disputa. É uma pena", disse Carille.

TURNOS DISTINTOS
As lamentações se voltam para um time que foi quase perfeito no primeiro turno -invicto, com oito pontos a frente do segundo colocado.

E que, no segundo turno, vive um calvário. Três derrotas nos últimos quatro jogos mostram uma fragilidade até então inexistente contra adversários mal posicionados na tabela de classificação. Só Coritiba e Sport têm campanhas piores, por enquanto.

Contra o Santos, o Corinthians, mais vez, viu-se perdido com uma sequência de fatos então raros para um time que errava pouco.

Primeiro houve a falha individual de Pablo, no gol marcado por Lucas Lima. Era até então a equipe que só havia sido vazada 11 vezes até então, sendo somente duas fora de casa.

Depois, a necessidade de mais uma vez, por sair atrás do placar, precisar controlar as ações do jogo. O time foi ineficaz e acabou sofrendo o segundo gol, marcado pelo centroavante Ricardo Oliveira.

O Corinthians aparenta ter se tornado previsível. Abusa das jogadas pelos lados e força nas tentativas de utilizar Jô, posicionado sempre como um pivô. Soma-se isso a uma queda de desempenho de Rodriguinho, além do futebol longe da melhor fase já vivida por Jadson.

Rivaldo Gomes/Folhapress
O Santos joga, na Vila Belmiroi, partida valida pela Vigesima Terceira Rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol Serie A, contra o Corinthians.
Ricardo Oliveira comemora gol do Santos, na Vila Belmiro

O time que fazia poucas faltas também pecou pelo nervosismo. Deixou o clássico com cinco cartões amarelos, três deles foram distribuídos somente no primeiro tempo pelo árbitro Raphael Claus.

Carille ainda precisará acertar uma equipe sem grandes opções consolidadas entre os reservas. Sem Guilherme Arana, por exemplo, praticamente não houve jogadas pelo lado esquerdo nos últimos jogos. O técnico até tentou com Marciel, mas viu pouca melhora em campo.

O novo momento faz o Corinthians a rever decisões. Diferentemente do que fez em fases anteriores da Sul-Americana, Carille não poupará jogadores na partida de quarta (13) contra o Racing, da Argentina, no primeiro jogo das oitavas de final.

"Não é o momento de falar disso [preservar jogadores]. Neste momento, eu penso em brigar pelas duas competições. Vou com o que tenho de melhor", afirmou o treinadora corintiano.

Sem maiores expectativas da torcida no começo do ano, cercado por dúvidas e comparações com rivais mais reforçados, o Corinthians triunfou. Chegou agora a hora de o time provar que pode vencer e convencer também quando pressionado.


Endereço da página:

Links no texto: