Folha de S. Paulo


Primeira árbitra de elite do alemão estreia bem e acerta em lance crucial

Fabrizio Bensch/Reuters
Ossada suspeita de ser de João Leonardo da Silva Rocha, morto na ditadura militar, é exumada em Palmas do Monte Alto (BA)
Bibiana Steinhaus é a primeira mulher a apitar um jogo da elite do Alemão

Neste domingo (10), Bibiana Steinhaus foi a primeira mulher a apitar um jogo de uma das principais ligas europeias.

Ela acertou um lance difícil que resultou no primeiro gol do Hertha Berlin, que jogou contra o Werder Bremen, e foi decisiva na partida.

Um jogador do time foi derrubado na entrada da área numa infração que levaria perigo. Sem se adiantar, ela esperou a definição da jogada e a bola sobrou limpa para Leckie abrir o placar.

Em outros lances, houve reclamação dos jogadores, mas Steinhaus teve postura firme, sem dar papo aos jogadores. A partida terminou empatada em 1 a 1.

O Hertha Berlin foi cortês com a juíza e o treinador do time desejou sorte quando ela foi escalada, na quinta-feira. Momentos antes da partida, o Instagram do clube publicou uma foto dela acompanhada da mensagem "bem-vinda".

O presidente da Federação Alemã de Futebol, Reinhard Grindel, declarou: "Quero dar os meus parabéns ao comitê de arbitragem, cuja decisão mostra que se alguém trabalhar bem pode ter sucesso independentemente do sexo".

Steinhaus sabia que teria os olhos sobre ela neste domingo por ser a primeira juíza na elite do Campeonato Alemão e de qualquer grande liga do futebol Europeu.

Ela afirmou que alcançar este estágio sempre foi o seu projeto de carreira. "Trata-se de um bonito desafio para alguém cujo maior sonho era apitar na Bundesliga", disse.

HISTÓRICO

A juíza não quer levantar bandeira nem gosta de falar de situações que viveu, mas já teve problemas em campo por ser mulher. O mais conturbado foi em 2015, quando apitou um jogo do Fortuna de Dusseldorf e Estugarda pela segunda divisão.

Kerem Demirbay foi expulso e respondeu com um gesto malcriado. Mais tarde, falou que "mulheres não devem apitar jogos de futebol". A Federação Alemã de Futebol foi dura e deu gancho de cinco jogos ao atleta, que acabou pedindo desculpas públicas.

Filha de um árbitro, Steinhaus tentou ser jogadora e jogava de zagueira. Não deu certo e se tornou policial.

Ela começou no apito em 1999 e entrou para os quadros da Fifa em 2005. Já comandou final olímpica e da Copa do Mundo feminina. Passou a apitar na segunda divisão em 2007 e agora chegou aonde queria. Está no grupo de 24 juízes de elite do futebol alemão.


Endereço da página: