Folha de S. Paulo


Del Potro vence Federer e enfrenta Nadal na semifinal do US Open

Shannon Stapleton/Reuters
Tenista argentino Juan Martin Del Potro celebra ponto em vitória sobre Roger Federer no US Open
Tenista argentino Juan Martin Del Potro celebra ponto em vitória sobre Roger Federer no US Open

Em partida emocionante na madrugada desta quinta-feira (7), o argentino Juan Martín del Potro se superou para eliminar o favorito suíço Roger Federer e alcançar a semifinal do US Open.

No embalo da torcida em Nova York, majoritariamente favorável ao tenista sul-americano, a vitória de Delpo, 24º cabeça de chave do torneio, veio por 3 sets a 1, com parciais de 7/5, 3/6, 7/6 (10-8) e 6/4.

Na semifinal, Del Potro vai encarar o número 1 do mundo Rafael Nadal, que eliminou o jovem russo Andrey Rublev.

Do outro lado da chave, brigam por uma vaga na decisão o sul-africano Kevin Anderson e o espanhol Pablo Carreño Busta.

A PARTIDA

Del Potro foi excelente no primeiro set. Com saques indefensáveis e a tradicional direita potente do fundo da quadra, o argentino deixou Federer em apuros sempre que buscou o backhand do suíço. O ex-número 1 do mundo também cometeu erros bobos e facilitou o trabalho de Delpo.

O segundo set também foi decidido por detalhes, apesar da melhora considerável de Federer. Del Potro baixou sua intensidade e viu o rival acumular um winner atrás do outro, além de subir bastante o nível de seu primeiro serviço.

Clive Brunskill/Getty Images/AFP
Roger Federer durante partida contra Juan Martin Del Potro no US Open
Roger Federer durante partida contra Juan Martin Del Potro no US Open

Em um jogo altamente disputado e com a torcida gritando o nome de Del Potro em vários momentos, a terceira parcial foi decidida em um tenso tie-break. Federer chegou a abrir 4-2, cedeu o empate e ainda perdeu um set point sacando em 6-5. insistindo no saque-voleio, o suíço foi superado e viu o adversário abrir 2 a 1.

Conseguindo uma quebra logo no começo do quarto set, Del Potro guardou energias e se concentrou em confirmar o próprio serviço para fechar a partida.

Assim, oito anos depois de surpreender Federer na final do US Open de 2009, o argentino voltou a ser uma pedra no sapato do europeu no Grand Slam norte-americano.


Endereço da página: