Folha de S. Paulo


Nadal arrasa revelação russa e volta à semi do Aberto dos EUA após 4 anos

Jewel Samad/AFP
Spain's Rafael Nadal returns the ball to Russia's Andrey Rublev during their 2017 US Open Men's Singles Quarterfinal match at the USTA Billie Jean King National Tennis Center in New York on September 6, 2017. / AFP PHOTO / Jewel SAMAD
Sólido e agressivo no fundo da quadra, Nadal despacha Rublev em Nova York

Promovido pela própria ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) como uma das grandes revelações do circuito, o russo Andrey Rublev, 19, mostrou nesta quarta-feira (6) que ainda não está preparado para enfrentar toda a consistência e potência de Rafael Nadal.

O número um do mundo não teve dificuldade alguma para bater o jovem adversário pelas quartas de final do Aberto dos EUA, em Nova York. A vitória foi definida em três rápidos sets, com parciais de 6/1, 6/2 e 6/2, em pouco menos de uma hora e 40 minutos.

Nadal não alcançava a semifinal do Aberto dos EUA desde 2013, ano em que foi campeão.

Enfrentando lesões nas últimas temporadas, nem participou do evento em 2014, enquanto, nas últimas duas edições, não passou das oitavas de final.

Em busca de seu segundo título de Grand Slam do ano, o campeão de Roland Garros agora aguarda o desfecho do confronto entre o suíço Roger Federer e o argentino Juan Martín del Potro.

Do outro lado da chave, o espanhol Pablo Carreño Busta enfrenta o sul-africano Kevin Anderson. Nenhum dos dois jamais disputou uma final de um torneio desse nível.

Rublev foi o único adolescente a chegar às quartas do Grand Slam nova-iorquino. Sua grande campanha incluiu triunfos sobre cabeças-de-chave como o búlgaro Grigor Dimitrov, apontado como um dos candidatos ao título, na segunda rodada, e o belga David Goffin, pelas oitavas.

Depois de chegar ao torneio como número 53 do mundo, vai sair como o 37º da lista.

100% EUA

Num torneio desfalcado de Serena Williams, o torneio feminino do Aberto dos EUA por enquanto tem em suas semifinais presença 100% norte-americana.

Nesta quarta-feira, Coco Vandeweghe, 25, venceu a tcheca Katerina Pliskova, número um do mundo, por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7/4) e 6/3.

Ela se juntou às compatriotas Venus Williams e Sloane Stephens, que vão se enfrentar do outro lado da chave.

Caso Madison Keys derrote Kaia Kanepi, da Estônia, ainda nesta quarta, o país vai dominar as semifinais do torneio pela primeira vez desde 1981. Na ocasião, a campeã Tracy Austin teve a companhia de Martina Navratilova, a vice, e de Chris Evert e Barbara Potter.

Ex-número um do mundo, Serena deu à luz sua primeira filha em 1º de setembro.

Entre os homens, Sam Querrey, 29, foi o tenista que foi mais longe. Em sua melhor temporada, o grandalhão foi derrotado pelo sul-africano Kevin Anderson nas quartas de final nesta terça-feira (5).


Endereço da página:

Links no texto: