Folha de S. Paulo


Liverpool recusa oferta de R$ 600 milhões e mantém Philippe Coutinho

Divulgação/Pedro Martins/MoWa Press
Roberto Firmino, Philippe Coutinho e Marcelo treinam pela seleção no Beira-Rio, em Porto Alegre, antes do jogo contra o Equador pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa da Rússia de 2018
Philippe Coutinho vai ficar ao menos mais uma temporada em Liverpool

A janela de transferência para clubes espanhóis está em suas últimas horas. Por isso, o Barcelona fez ao Liverpool sua a quarta e última oferta para tentar contratar o brasileiro Philippe Coutinho. Pois o clube inglês voltou a recusar a proposta oficial, insistindo na permanência de seu principal jogador.

O Barcelona estava disposto a pagar até 160 milhões de euros (mais de R$ 590 milhões), somadas cláusulas de desempenho, para que Coutinho fosse mais um reforço. O clube catalão se preocupa em cobrir a vaga deixada por Neymar, que se mandou para o Paris Saint-Germain. Neste momento, as pessoas do círculo mais próximo ao meia-atacante, que marcou um dos gols da vitória do Brasil sobre o Equador nesta quinta-feira (31), já jogaram a toalha sobre as possibilidades de transferência.

A decisão do Liverpool em manter Coutinho foi tomada pelos empresários americanos que compõem o Fenway Sports Group, proprietários do clube inglês, e que veem na permanência dele uma decisão crucial para brigar pelos títulos disponíveis na atual temporada. Em nota oficial, há algumas semanas, eles já tinham afirmado que Coutinho não estava à venda.

Ainda que se diga que a venda da revelação vascaína pudesse estar atrelada à contratação de outros jogadores, como o francês Thomas Lemar, do Monaco, a posição do clube inglês desde o princípio foi pela manutenção do brasileiro. Uma fonte ligada às negociações menciona uma frase ouvida durante as conversas com o Liverpool: "Nem por 500 milhões de euros será vendido".

Nos últimos dias, os representantes de Coutinho se deslocaram entre Barcelona e Liverpool. Especificamente, o iraniano Kia Joorabchian e o brasileiro Giuliano Bertolucci. Não houve, porém, sucesso na tentativa de convencer os proprietários da equipe inglesa.

Dois elementos amparam a decisão do Liverpool. O contrato de Coutinho não possui multa rescisória. O vínculo também foi recentemente estendido, agora com validade até 2022. Seu salário está entre os mais altos do clube.

Mesmo assim, o processo de negociação, com outras três ofertas recusadas e até o interesse do PSG em determinado momento, foi marcado pelo desgaste.

Coutinho se afastou de treinamentos e jogos do Liverpool por dores nas costas, mas se apresentou normalmente à seleção brasileira. Sacado dos titulares por Tite, saiu do banco de reservas na noite de quarta, anotou um golaço e se emocionou na comemoração.


Endereço da página:

Links no texto: