Folha de S. Paulo


Brasil é eliminado no basquete e ainda vê indisciplina de atleta da NBA

Divulgação/Fiba Américas/Agência
Ala Bruno Caboclo reclama de marcação da arbitragem em jogo contra a Colômbia pela Copa América de basquete, em Medellín
Ala Bruno Caboclo se recusou a voltar à quadra em derrota pela Copa América

A seleção brasileira masculina de basquete foi derrotada pelo México por 99 a 76 neste sábado (26), em Medellín, pela segunda rodada da Copa América e foi eliminada da competição. Os problemas da equipe só se agravaram com um ato de indisciplina do ala Bruno Caboclo, do Toronto Raptors, que resultou em sua suspensão da equipe.

Enquanto ainda fazia jogo equilibrado com os mexicanos, a equipe "perdeu" Caboclo, quando o jogador de 21 anos se recusou a voltar para a quadra, no segundo quarto, quando chamado do banco de reservas pelo técnico César Guidetti.

Ao final da partida, Renato Llamas, supervisor da seleção masculina, anunciou que o atleta está fora da seleção. "Só queremos jogadores que queiram jogar pela Seleção", afirmou ao site "Basquete 360".

Caboclo havia jogado por nove minutos e 21 segundos, dos dez minutos possíveis, no primeiro quarto. Registrou três pontos, uma roubada e um desperdício de posse de bola e acertou um de dois arremessos.

Na partida de estreia, em vitória suada contra a Colômbia, por 76 a 74, jogou 37 minutos e registrou um duplo-duplo, com 11 pontos e 11 rebotes.

Neste sábado, porém, demonstrou insatisfação com seu papel na equipe e ignorou instruções do técnico Guidetti.

"Ele se negou a voltar à partida e agora está afastado por tempo indeterminado. Estava atrás do banco, cheguei a ter uma conversa breve com ele, que voltou a se negar a voltar. Aconteceu o mesmo no intervalo", disse Llamas.

Mesmo que a seleção brasileira vença Porto Rico neste domingo (27), não poderá avançar à fase final, que será disputada em Córdoba, na Argentina, de 2 a 3 de setembro. Na melhor das hipóteses, com dois triunfos e um revés, o time poderia empatar com o México (em caso de derrota da equipe norte-americana para a Colômbia), mas ficaria com a segunda colocação do Grupo A por ter perdido o confronto direto.


Endereço da página: