Folha de S. Paulo


Investindo em brasileiros, Bielsa leva seus métodos peculiares ao Lille

Philippe Huguen - 5.ago.2017/AFP
LOSC Lille's Argentinian head coach Marcelo Bielsa gestures as he speaks during a press conference at the
Bielsa espalhou adesivos com 250 frases motivacionais pelo CT do clube francês

Até a contratação de Neymar pelo PSG, a maior novidade do Campeonato Francês era um técnico. A chegada de Marcelo Bielsa, 62, um dos nomes mais cobiçados do futebol mundial, ao pequeno Lille, chamou a atenção.

Mas é isso o que acontece com quase tudo que se refere a ele, um treinador com a capacidade de surpreender com métodos heterodoxos na mesma medida em que arrasta legião de fãs e seguidores.

No fim do mês passado, cantou para os jogadores, durante o jantar, o tango "Qué Me Van Hablar de Amor", com letra de Homero Expósito. Um dos atletas filmou o chefe e colocou as imagens nas redes sociais. Virou hit.

"O Bielsa é ótimo. Gosto do estilo dele e sei que posso crescer muito na carreira sendo treinado por ele. Acato tudo o que ele me fala porque será para o meu bem", disse o atacante brasileiro Luiz Araújo, 21, uma das contratações do Lille para a temporada.

Impulsionado pelo dinheiro de Gérard Lopez, fundador do programa de mensagens Skype e ex-dono da escuderia Lotus na F-1, Bielsa chegou para fazer o que mais gosta: mudar tudo.

"Ele tem carta branca. Vamos investir entre 75 e 90 milhões de euros (R$ 278 e R$ 333 milhões)", afirma Lopez.

Na trajetória de Bielsa na Europa predominam os clubes médios, nos quais acredita poder fazer um trabalho de longo prazo. Passou por Atlhetic Bilbao (ESP) e Olympique de Marselha (FRA). No ano passado, aceitou dirigir a Lazio. Ficou algumas semanas e pediu demissão. Sua lista de reforços não seria atendida.

No Lille, o treinador alterou a estrutura do Centro de Treinamento Domaine de Luchin. Mandou instalar quartos individuais antes do início da pré-temporada, restaurante e sala de relaxamento para os atletas. Trancou todo o elenco lá e realizou os treinos com portas fechadas.

Dispensou veteranos porque gosta de contar com jovens que possam desenvolver seu estilo de jogo preferido: vertical, de pressão e velocidade. Além de Luiz Araújo, o Lille contratou mais dois os volantes, o ex-São Paulo Thiago Mendes (25) e Thiago Maia, ex-Santos (20).

"O Bielsa pede para que eu tenha a posse de bola e distribua o jogo. Foi assim que ele me conheceu e é assim que ele me quer aqui", afirma Thiago Mendes.

Philippe Huguen - 6.ago.2017/AFP
Lille's Brazilian forward Thiago Mendes looks on during their French L1 football match Lille vs Nantes on August 6, 2017 at the Pierre Mauroy Stadium in Villeneuve d'Ascq, northern France. / AFP PHOTO / PHILIPPE HUGUEN ORG XMIT: 10492
Mendes foi contratado por recomendação do técnico argentino

Os jogadores contratados recebem um questionário com 200 perguntas. O objetivo é que compreender como seu comandado pensa. As perguntas não são apenas sobre futebol, mas coisas como "o que pensa sobre a pobreza no mundo?" ou "quais são seus cinco livros e cinco filmes favoritos?"

Bielsa chegou ao Lille pedindo para que fossem espalhados pelo CT adesivos com 250 frases. Algumas sobre futebol, outras sobre a vida ou irônicas. Tirou essa ideia ao ler livro de um sacerdote chileno sobre sintetizar situações em um pensamento.

Não é algo que os atletas estejam acostumados a ver.

Ernesto Benavides - 9.mar.2017/AFP
(FILES) This file photo taken on March 9, 2017 shows Brazil's Santos player Thiago Maia (C) vieing for the ball with Peru's Sporting Cristal goalkeeper Mauricio Viana (R) during their Libertadores Cup football match at the National stadium in Lima. They are Brazilian, young and novice in Europe : Thiago Maia, Thiago Mendes and Luiz Araujo embody the South American turn of the Lille Losc football team with their new Argentinian head-coach Marcelo Bielsa. / AFP PHOTO / Ernesto BENAVIDES ORG XMIT: 757
Ex-Santos, Thiago Maia é um dos brasileiros na equipe de Bielsa

SEGUIDORES

Bielsa tem poucos títulos na carreira e é o primeiro a reconhecer isso, com humor. Quando ouviu que Jorge Sampaoli, técnico da Argentina, era seu seguidor, disse que deveria ser ao contrário: ele deveria segui-lo.

Na Argentina, por Newell's Old Boys e Vélez Sarsfield, foi campeão nacional em 1990, 1991, 1992 e 1998. No comando da seleção, conquistou a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Dois anos antes, com um grupo recheado de atletas que eram astros na Europa, caiu na fase de grupos na Copa do Mundo de 2002.

Cansado após seis anos na seleção, pediu demissão e se refugiou em um convento por três meses para pensar na vida.

Diz que, entre 1998 e 2004, analisou sete mil vídeos. De times dirigidos pelo holandês Louis van Gaal, de quem é admirador, foram 250 jogos.

"Na 170ª partida, me dei conta que adivinhava as mudanças que iria fazer e compreendi que havia assimilado seu pensamento", disse.

Uma obsessão que lhe faz ser figura cult. Não é qualquer técnico que tem um fã-clube. "La Pizarra de Bielsa" tem página no Facebook e reúne os fãs do treinador que tenta revolucionar o Lille, clube que não ganha um título na França desde 2011.


Endereço da página:

Links no texto: