Folha de S. Paulo


PSG de Neymar encara Bayern na fase de grupos da Liga dos Campeões

Benoit Tessier/Reuters
Neymar estreia no Parc des Princes
Neymar busca título continental inédito para o Paris Saint-Germain

O início da caminhada de Neymar pelo Paris Saint-Germain tem sido arrasador, com duas vitórias expressivas pelo Campeonato Francês. Mas o investimento de 222 milhões de euros (R$ 822 milhões) feito pela equipe para contratar o atacante brasileiro não tem como objetivo principal a conquista de mais um título nacional. É o troféu da Liga dos Campeões que todos no clube parisiense querem.

Nesta quinta (24), o PSG conheceu seus primeiros adversários na competição. Posicionado no Grupo B, a equipe vai encarar na estreia o Celtic, da Escócia. O Bayern de Munique, candidato perene ao título e o Anderlecht, da Bélgica, completam a chave.

Os dois primeiros de cada grupo se classificam para as oitavas de final. A fase começa em 12 de setembro.

O PSG, que nunca chegou às semifinais do torneio, estava no segundo pote do sorteio, que também contava com o Barcelona -os times são ordenados de acordo com o ranking da Uefa, órgão que regula o futebol europeu.

O clube catalão caiu no Grupo D, ao lado de Juventus, atual vice-campeã, Olympiacos e Sporting de Lisboa.

Defendendo o título, o Real Madrid foi sorteado em uma chave complicada. Ele enfrentará Borussia Dortmund, vice-campeão em 2013, Tottenham e Apoel, do Chipre, no Grupo H.

O PSG já disputou e venceu quatro partidas oficiais nesta temporada, ganhando a Supercopa nacional em julho. Com Neymar, foram dois jogos e duas goleadas, sobre Guingamp e Toulouse, pela Ligue 1, com nove gols marcados e apenas dois sofridos. Confira os grupos:

O PSG já disputou e venceu quatro partidas oficiais nesta temporada, já ganhando a Supercopa nacional em julho. Com Neymar, foram dois jogos e duas goleadas, sobre Guingamp e Toulouse, pela Ligue 1, com nove gols marcados e apenas dois sofridos.

TRÊS VEZES RONALDO

Ao final do sorteio, a Uefa anunciou o português Cristiano Ronaldo como o melhor jogador da temporada europeia em 2016-2017. O craque do Real Madrid é o primeiro jogador a conquistar o prêmio por três ocasiões. Ele também se tornou o primeiro jogador a vencer o troféu em anos consecutivos. Para constar, ele também foi eleito o melhor atacante da Liga dos Campeões passada.

Antes, dois de seus companheiros de Real, o espanhol Sergio Ramos e o croata Luka Modric, também foram laureados. Ramos foi eleito o melhor defensor da competição, enquanto Modric levou o de melhor meio-campista.

Ídolo da Juventus, o italiano Gianluigi Buffon foi apontado como o melhor goleiro.

Já a holandesa Lieke Martens, meia do Barcelona, foi eleita a melhor jogadora da temporada europeia.


Endereço da página: