Folha de S. Paulo


Atacante no Bangu, Somália vira volante e agora vai marcar Neymar

Remy Gabalda - 11.ago.2015/France-Presse
French L1 football club Toulouse's new Brazilian midfielder Wergiton Do Rosario Calmon, known as Somalia, poses during his official presentation at the municipal stadium in Toulouse, southwestern France, on August 11, 2015
O agora volante Somália em sua apresentação na equipe francesa do Toulouse

Quando Neymar foi anunciado como reforço do Paris Saint-Germain (FRA), no mês passado, o telefone de Somália, 28, começou a tocar. "Todo mundo que conheço pedia que eu trocasse camisas com ele", afirma.

A primeira chance será neste domingo (20), às 16 horas (de Brasília), quando o Toulouse enfrenta o PSG, no estádio Parque dos Príncipes, pelo Campeonato Francês.

Não que o volante brasileiro, o primeiro compatriota a enfrentar Neymar desde a transferência dele do Barcelona para o PSG, queira pedir alguma coisa. Só de falar no jogador mais caro do futebol mundial, Somália muda a voz para um tom de reverência.

"Eu nem acredito que vou estar no mesmo campo que ele. Vai ser uma coisa incrível. Como faz para marcá-lo? Não faz... Não tem como. A gente vai fazer o melhor possível. Mas é difícil", admite, em entrevista por telefone à Folha na semana passada.

Em algum momento dos 90 minutos, os caminhos dos dois vão cruzar. O técnico Pascal Dupraz o avisou que ele terá de vigiar o camisa 10 rival de perto.

As diferenças entre clubes e jogadores são consideráveis. O Paris Saint-Germain, com a força do dinheiro do Qatar, se transformou em um dos clubes mais ricos do mundo. Campeão em cinco dos últimos seis campeonatos nacionais, sonha em vencer a Liga dos Campeões.

O único título de expressão da história do Toulouse é a Copa da França de 1957.

Ao assinar contrato com o PSG, Neymar passou a ser o dono do maior salário do futebol: 30 milhões de euros R$ 111 milhões) anuais, livres de impostos. Sem contar seus contratos de patrocínio.

"Ele ganha mais com os patrocinadores do que com o futebol", disse o presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi.

Somália não diz quanto recebe. Não é preciso esforço para perceber que não faz cócegas no contrato de Neymar com o clube de Paris.

"Sou mais modesto, mas estou feliz. Estou conseguindo fazer meu pé-de-meia e é uma alegria grande poder ajudar a minha mãe", afirma.

Neymar teve de provar ao fisco brasileiro - e conseguiu - que o barco comprado pela empresa dos pais não era para seu uso pessoal. A preocupação de Somália é os investimentos para a aposentadoria: apartamentos no Rio de Janeiro para "ter uma renda quando parar de jogar."

DO BANGU

Somália foi profissionalizado pelo Bangu, no Rio. Ponta veloz e de jogadas de linha de fundo, passou por Resende, Madureira e Paraná Clube, sem se destacar. Em 2011 foi emprestado para o Ferencváros, da Hungria.

Após o primeiro treino, o treinador alemão Thomas Doll o chamou.

"A partir de hoje, você não é mais atacante. No meu time, vai ser volante", disse.

Criado em comunidade pobre de Duque de Caxias e acostumado a fazer gols, o brasileiro protestou. Nem sabia como marcar.

"Eu ensino. É mais fácil fazer o habilidoso aprender a marcar do que o marcador aprender a ser habilidoso", respondeu o técnico.

Estava aberto o caminho que o faria ser rival de Neymar no Campeonato Francês. Somália se destacou na função, mas quebrava o galho em outras. Em quatro anos na Hungria, jogou em todas as posições, menos a de goleiro.

Se tivesse ficado mais uma temporada no país, poderia se naturalizar e jogar pela seleção, mas a oportunidade de ir para o Toulouse em 2015 foi boa demais para desperdiçar.

"Quando contei para os meus amigos de Duque de Caxias [na Baixada Fluminense] que atuava de volante, disseram que eu estava louco. Quando me viram jogando, disseram: por que você não fez isso antes?", se diverte.

O que ele jamais havia feito e terá a chance neste domingo é enfrentar Neymar. Talvez pedir a camisa do astro. Não para dar de presente. Para ele mesmo.

"Só dá ele aqui na França. Só se fala em Neymar. Está todo dia no noticiário da TV", conclui o volante.

NA TV
PSG x Toulouse
16h ESPN e SporTV


Endereço da página:

Links no texto: