Folha de S. Paulo


Russos ganham segunda medalha no atletismo após punição

Matt Dunham - 16.ago.2016/Associated Press
Russia's Darya Klishina competes in the women's long jump qualification, during the athletics competitions of the 2016 Summer Olympics at the Olympic stadium in Rio de Janeiro, Brazil, Tuesday, Aug. 16, 2016. (AP Photo/Matt Dunham) ORG XMIT: OATH741
Daria Klishina durante a prova do salto em distância na Rio-2016

Daria Klishina tornou-se, nesta sexta-feira (11), a segunda representante do atletismo russo a ganhar uma medalha em um torneio oficial desde que o país foi banido de competições internacionais do esporte, em 2015.

Competindo com bandeira neutra, ela ganhou a prata na final do salto em distância no Mundial de Londres, após atingir a marca de 7 metros.

A americana Brittney Reese conquistou o ouro, com apenas dois centímetros a mais. Tianna Bartoletta, também dos EUA, obteve o bronze, com a marca de 6,98 m.

Antes de Klishina, o velocista Sergei Shubenkov foi o outro russo a obter medalha. Ele ganhou a prata nos 110 metros com barreiras na última segunda-feira (7).

A Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) baniu, no final de 2015, a Rússia das competições da modalidade -a punição é a mais rigorosa da história do atletismo. A entidade, porém, abriu uma exceção para atletas competirem sob bandeira neutra.

Klishina, por exemplo, recebeu indulto e participou dos Jogos do Rio.

A decisão foi tomada após a publicação de um relatório da Wada (Agência Mundial Antidoping), no final daquele ano, acusando o país de fomentar um programa estatal de doping. Autoridades da Rússia negam a prática.

"Essa é a minha primeira medalha em um campeonato mundial, e, para mim, o mais importante é o resultado", afirmou Klishina, ao receber a medalha na tarde desta sexta-feira em Londres.


Endereço da página:

Links no texto: