Folha de S. Paulo


Brasileiro trocou a Série D e virou destaque de rival do Atlético-MG

Divulgação/Rogério Moroti/Agência Botafogo
Serginho comemora gol marcado pelo Botafogo na vitória sobre o Mirassol, pelo Campeonato Paulista
Serginho comemora gol marcado pelo Botafogo na vitória sobre o Mirassol, pelo Campeonato Paulista

De reserva do Botafogo-SP na Série C do Brasileiro a destaque do Jorge Wilstermann, rival do Atlético-MG nas oitavas de final da Copa Libertadores. Em menos de três meses, a vida do atacante Sérgio Henrique, ou simplesmente Serginho, 32, mudou radicalmente, algo que nem ele imaginava.

Sem espaço no time de Ribeirão Preto, o jogador acertou com o XV de Piracicaba, integrante da Série D, equivalente à quarta divisão nacional. Dois jogos depois, recebeu uma proposta de sua atual equipe para disputar o principal torneio da América do Sul.

"Realmente não esperava essa oportunidade e quando surgiu não pensei duas vezes. Era uma chance única de realizar o meu sonho", disse o camisa 10 do clube boliviano.

Serginho foi contratado para ocupar a vaga do meia Thomaz, negociado com o São Paulo no final de março. O nome do jogador foi aprovado após análise de vídeos.

Desde que foi contratado, assumiu a camisa 10 e virou titular do time comandado por Roberto Mosquera. Ele atuou na vitória diante do próprio Atlético-MG e nos triunfos contra Universitario Sucre por 4 a 2 e Guabira por 3 a 0, pelo Boliviano.

Há dois meses no país, Serginho diz que ficou impressionado com a união dos atletas. Em julho, o Torneio Clausura, uma espécie de segundo turno do Campeonato Boliviano, teve seu início adiado após a organização de jogadores do país exigir que os salários atrasados fossem pagos antes de a bola rolar.

"Essa união me surpreendeu. O campeonato não começou enquanto os salários não fossem pagos. Isso deveria acontecer principalmente em divisões inferiores do Brasil, o que não é o caso. É uma falta de respeito com o profissional. Apesar de ser um país de ponta, o Brasil precisa dar um passo atrás em alguns aspectos para melhorar", disse o jogador, que sempre atuou na sua carreira por equipes consideradas pequenas.

O objetivo agora é classificar o Jorge Wilstermann para as quartas de final da Libertadores. Como venceu o jogo de ida por 1 a 0, o time precisa de um empate. Já o Atlético-MG necessita ganhar por dois gols de vantagem.

"Queremos fazer história e para isso temos que jogar o jogo. Apesar de mínima, temos uma vantagem. Se formos dedicados e tivermos uma postura tática perfeita, podemos avançar", completou ele, que atua com outros dois brasileiros: o zagueiro Alex Silva, ex-São Paulo, e o meia Carlinhos, ex-Vasco.

NA TV
Atlético-MG x Jorge Wilstermann
21h45 TV Globo e SporTV


Endereço da página:

Links no texto: