Folha de S. Paulo


Brasil vence a Holanda e torce para ir à semifinal do Grand Prix de vôlei

FIVB/Divulgação
Natalia corta durante a partida contra a Holanda pelo Grand Prix de vôlei
Natalia corta durante a partida contra a Holanda pelo Grand Prix de vôlei

Derrotada em sets diretos para a China na estreia da fase final do Grand Prix, a seleção brasileira feminina de vôlei se recuperou do resultado negativo nesta quinta (3) ao bater a Holanda em Nanquim por 3 sets a 2, parciais de 25/27, 25/23, 22/25, 25/22 e 15/11. Apesar da vitória, a equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães ainda depende da China para avançar à semifinal do Grand Prix.

Isso porque as brasileiras chegaram a dois pontos no Grupo J do torneio, contra um das holandesas, que encaram as já classificadas asiáticas nesta sexta-feira (4), às 8h30 (horário de Brasília). Em caso de vitória das europeias, elas chegam a três (se vencerem por 3 a 2) ou quatro pontos (se vencerem por 3 a 0 ou 3 a 1), eliminando as sul-americanas. Na possibilidade de qualquer derrota diante das atuais campeãs olímpicas, a Holanda é quem estará fora por não ter vencido nenhum jogo nesta etapa da competição –o número de vitórias é o primeiro critério de desempate, o que beneficiaria o Brasil mesmo que os dois times empatem em dois pontos, o que aconteceria com um êxito no tie-break das chinesas.

Em entrevista ao SporTV logo após a partida, o técnico Zé Roberto foi questionado sobre a possibilidade de as donas da casa "entregarem" a partida desta sexta para eliminarem o Brasil.

"O que eles [os chineses] vão fazer, não cabe a mim. Não fizemos a nossa obrigação e por isso não vou dormir tranquilo hoje, mas acredito que eles vão jogar para ganhar", respondeu o treinador, que aproveitou para lembrar que, no Mundial de 2014, as brasileiras também tiveram a chance de tirar as chinesas da competição em caso de derrota para a República Dominicana, mas jogaram com tudo e saíram de quadra com a vitória.

O classificados do outro grupo desta fase final do Grand Prix, o K, já estão definidos: testando novas jogadoras assim como o Brasil, os Estados Unidos acabaram eliminados ao perderem para a Itália mais cedo por 3 sets a 1, parciais de 25/21, 22/25, 25/22 e 25/21. Desta forma, as italianas encaram a Sérvia nesta sexta (4) apenas para definirem quem vai às semis em primeiro lugar.


Endereço da página: