Folha de S. Paulo


Torcedor desastrado do Chicago Cubs ganha anel de campeão da World Series

Steve Bartman inocentemente desviou uma bola que estava a caminho da arquibancada, em 2003. Não demorou para que se tornasse o torcedor mais criticado na história do esporte dos EUA.

Muita gente disse que sua atitude custou ao Chicago Cubs a oportunidade de buscar um título da liga profissional de beisebol que o time não vencia há décadas.

Em 2016, o Cubs enfim conquistou seu título, dando fim à espera de 108 anos. E agora, oito meses após aquela realização histórica, Bartman recebeu um anel celebrando o troféu da World Series, de acordo com a WGN-TV.

"Esperamos que isso encerre um ciclo infeliz em nossa história, perpetuado ao longo de nossa busca pela vitória muito aguardada em uma World Series", anunciou o time em comunicado encaminhado à WGN.

"Embora gesto algum baste para reduzir o ônus público que ele sofreu por mais de uma década, sentimos que era importante que Steve soubesse o quanto esta organização o apoia e sempre o apoiou", prosseguiu a nota.

Em outro comunicado, Bartman declarou que "embora eu não me considere merecedor de tamanha honraria, estou muito comovido e agradeço sinceramente".

"Minha esperança é que todos possamos aprender com essa experiência, e que passemos a ver o esporte como entretenimento, evitando perseguições", acrescentou.

O consultor financeiro Bartman estava na primeira fileira do estádio Wrigley Field no sexto jogo da final da Liga Nacional, em 2003.

O Cubs liderava por 3 corridas a 0 no oitavo período, e precisava eliminar apenas cinco rebatedores adversários para vencer a série e chegar à World Series pela primeira vez em 58 anos.

Foi então que Bartman tentou agarrar uma bola rebatida por Louis Castillo, do Miami Marlins, que o left fielder [campista esquerdo] Moises Alou, dos Cubs, tinha grandes chances de apanhar.

O Marlins, logo em seguida, marcou oito corridas no período e venceu a partida.

Bartman teve de ser protegido pela segurança para sair do estádio, sob pesados apupos dos torcedores.

Na noite seguinte, o Marlins voltou a vencer no Wrigley Field e depois disso disputou e venceu a World Series. Bartman teve de praticamente viver em reclusão por temer por sua segurança.

Os defensores de Bartman dizem que ele agiu por instinto ao tentar apanhar a bola e que não foi sua intervenção que levou os Cubs a conceder todas aquelas corridas no oitavo período –um erro grave em uma bola rasante que teria eliminado dois corredores foi a principal falha–, ou perder na noite seguinte.

Bartman pediu desculpas depois do incidente, mas anos se passaram antes que o ressentimento para com ele começasse a se abater.

A longa seca de títulos dos Cubs, a importância do jogo em questão e a roupa de Bartman (que estava usando um boné, suéter e fones de ouvido com as cores dos Cubs quando aconteceu o desastre) se combinaram para que o incidente assumisse proporções lendárias.

Numerosos artigos sobre Bartman foram escritos ao longo dos anos, e ele foi, em 2011, tema de um dos documentários da série 30 by 30, produzido pela ESPN.

Nesse tempo, Bartman evitou escrupulosamente a mídia noticiosa, recusando pedidos de entrevistas e convites para fazer comerciais.

Na segunda-feira (31), em seu comunicado, ele afirmou que "estou aliviado e esperançoso por a saga criada em torno de mim e de minha família pelo incidente de 2003 estar enfim encerrada".

Se os Cubs conseguirem chegar aos playoffs este ano para defender o título, talvez Bartman até faça o arremesso inicial em uma partida.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página: