Folha de S. Paulo


CBB anuncia César Guidetti como técnico interino da seleção masculina

João Neto/LNB
O técnico César Guidetti foi semifinalista do NBB 2016-17 com o Pinheiros e assume a seleção brasileira masculina de basquete interinamente
César Guidetti foi treinador do Pinheiros nos últimos dois anos

A CBB (Confederação Brasileira de Basquete) confirmou nesta quinta-feira (27) a contratação de César Guidetti como técnico da seleção brasileira masculina de basquete. Ele assume o cargo interinamente, segundo a entidade.

Guidetti, 47, terá a missão de dirigir a equipe na Copa América. Na primeira fase, o Brasil está no Grupo A, que será disputado entre os dias 25 e 27 de agosto, em Medellín, Colômbia. Além da equipe da casa, a seleção vai enfrentar México e Porto Rico.

Apenas o primeiro colocado vai se classificar à fase final, programada para os dias 2 e 3 de setembro, em Córdoba, na Argentina.

Comandante do Pinheiros nas últimas duas edições do NBB, Guidetti vai fazer ainda nesta quinta sua convocação, que deve ter predomínio de jogadores jovens, com alguns veteranos complementares.

Ao final da participação na Copa América, o treinador vai retornar ao Pinheiros.

"Estamos diante de uma grande oportunidade para realizarmos um trabalho de renovação digno do basquete brasileiro. A expectativa é que a seleção Brasileira jogue com muita intensidade sem perder a organização e sempre deixando tudo de melhor que temos na quadra", afirmou o técnico.

Como assistentes, estão relacionados Bruno Savignani, treinador do Brasília, e Felipe Santana, o Filé, do Palmeiras. A preparação física fica por conta de Bruno Nicolaci Costa, do Vasco. Em comunicado, a CBB trata a comissão como "pontual".

O ex-jogador Renato Lamas está confirmado como supervisor da equipe masculina. Remanescente da gestão de Carlos Nunes, que presidiu a CBB entre 2009 e 2017, Vinicius Alvarez é o coordenador.

"Este é um momento de renovação e construção para que uma nova geração possa começar a se preparar para substituir a atual, que possui grandes jogadores, com valor internacionalmente reconhecido", afirmou Guy Peixoto, presidente da CBB desde março deste ano.

A Copa América deste ano, que não vale como torneio pré-olímpico, conta com 12 seleções, divididas em três grupos. No Grupo B estão Argentina, Canadá, Ilhas Virgens e Venezuela. O C conta com Estados Unidos, Panamá, República Dominicana e Uruguai.

Apenas o primeiro colocado de cada chave vai avançar à fase final, marcada para Córdoba, na Argentina – com o país-sede já garantido nessa etapa.

Ainda neste ano a Fiba (Federação Internacional de Basquete) dará início a seu novo calendário para a modalidade. O destaque é a inauguração de um sistema de eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019, que será disputada na China.

A primeira bateria de jogos das Américas está programada para os dias 23 e 24 de novembro. No site oficial, porém, a entidade ainda não confirma a presença da seleção brasileira.

Lembrando que a CBB ficou suspensa de competições internacionais entre novembro de 2016 e junho deste ano. A punição atingiu seleções de base, clubes e até árbitros.

Ainda que tenha revogado a suspensão, a federação internacional condicionou sua liberação ao cumprimento de diversos itens que dizem respeito a governança, reestruturação financeira, desenvolvimento das competições de base e do basquete feminino, entre outros.

A CBB deve apresentar à Fiba garantias nesse sentido.

Até o momento, em seu calendário, a entidade internacional lista 15 seleções nacionais e uma 16ª "ainda a ser anunciada".

"A esta nova comissão técnica e aos novos valores se juntarão profissionais experientes e atletas já tarimbados para a participação nas 'janelas' das eliminatórias, com o objetivo de obter a desejada classificação à Copa do Mundo", disse Guy Peixoto.


Endereço da página:

Links no texto: