Folha de S. Paulo


Técnico de surpresa do NBB assumirá seleção masculina de basquete

Divulgação/NBB
Cesar Guidetti, novo técnico da seleção, comanda o time do Pinheiros no NBB
Cesar Guidetti, novo técnico da seleção, comanda o time do Pinheiros no NBB

Arquiteto da maior surpresa do último NBB, o técnico César Guidetti, do Pinheiros, vai assumir a seleção brasileira masculina de basquete.

O treinador aceitou proposta da CBB (Confederação Brasileira de Basquete) na terça-feira (25) e, nesta quinta (27), faz sua primeira convocação. O trabalho de quadra começa na próxima semana.

A seleção disputa a primeira fase da Copa América entre 25 e 27 de agosto, em Medellín, na Colômbia. Pelo Grupo A, vai enfrentar o time da casa, além de México e Porto Rico.

A seleção masculina também tem novo gerente: o ex-ala Renato Lamas, 39, que defendeu a equipe nacional na década passada e foi campeão brasileiro por Ribeirão Preto em 2003.

Guidetti, 47, levou o Pinheiros à semifinal do NBB 2016-17, deixando pelo caminho o então tetracampeão Flamengo nos mata-matas.

O time de São Paulo foi eliminado pelo Bauru, que levaria o título ao bater o Paulistano na decisão.

Embora tenha dirigido o Pinheiros por apenas duas temporadas, Guidetti tem vasta experiência na modalidade. Foi assistente de nomes como Claudio Mortari e Marcel de Souza no Pinheiros.

Na CBB, já trabalhou com equipes de base no masculino como assistente e também já foi assistente da seleção feminina adulta.

Ele substituirá o argentino Rubén Magnano, técnico campeão olímpico com a Argentina em Atenas-2004 e que comandava a seleção masculina desde 2010, mas que deixou o posto após os Jogos do Rio, no ano passado.

CONVOCAÇÃO

O início de trabalho de Guidetti será pautado por uma tentativa de renovar a seleção masculina, eliminada na primeira fase dos Jogos do Rio.

O ala Bruno Caboclo, 21, do Toronto Raprors, e o ala-armador Georginho, 21, que jogou a última liga de verão de Las Vegas da NBA pelo Houston Rockets, são alguns dos jogadores que serão chamados para a disputa da Copa América, em agosto.

Jovens destaques do NBB, o ala Lucas Dias, do Paulistano, e os armadores Alexey, do Franca, e Arthur Pecos, recentemente anunciado pelo Flamengo, também estão nos planos.

Já com experiência de seleção sob o comando de Magnano, o ala Leo Meindl, 24, de volta ao Franca, surge como uma das referências do novo grupo.

Guidetti vai reservar algumas vagas na seleção para jogadores mais experientes. Mas a ideia é começar os trabalhos com jovens atletas.

Em sua carreira, o treinador se destacou justamente na prospecção de talentos e desenvolvimento desses jogadores.

CRISE

Em grave crise financeira, a CBB enfrentava dificuldades para definir os técnicos das seleções masculina e feminina principais.

Desde março, a CBB é presidida por Guy Peixoto. Ele entrou no lugar de Carlos Nunes, que entre 2009 e 2016 fez as dívidas da entidade chegarem perto de R$ 20 milhões.

A má gestão de Nunes fez com que a confederação perdesse seu principal patrocinador, o Bradesco, e recebesse suspensão da Fiba –o que também levou o Comitê Olímpico do Brasil a suspender repasse de verba da Lei Piva prevista para esta temporada.

"Não temos praticamente nenhuma verba. A montagem das comissões técnicas ficou complicada", afirmou o ex-pivô Marquinhos Abdalla, que, ao lado do ex-treinador Antônio Carlos Barbosa, 72, forma um comitê informal que trabalha na estruturação do departamento técnico da confederação.

No início do mês, Carlos Lima foi escolhido para comandar a seleção feminina.


Endereço da página:

Links no texto: