Folha de S. Paulo


Com gol de revelação de Cotia, São Paulo busca empate com Grêmio

O São Paulo investe sem parar em contratações em busca de poderio ofensivo. Não obstante, entre seus torcedores, o nome do meia Lucas Fernandes é sempre aguardado como uma alternativa caseira.

Nesta segunda (24), essa expectativa foi confirmada. O garoto de 19 anos fez seu segundo gol como profissional e deu ao time precioso ponto em empate por 1 a 1 com o Grêmio, pela 16ª rodada do Brasileiro.

Foi celebrado pelos 51.511 torcedores que foram ao Morumbi, maior público deste Brasileiro. A marca anterior pertencia ao jogo entre Grêmio e Corinthians, que levou 50.116 pagantes à Arena do Grêmio na décima rodada da competição.

Com Wellington Nem fora, havia dúvida sobre quem o substituiria para desafiar o vice-líder do campeonato. Marcinho ou Lucas jogariam?

Dorival Júnior optou pelo primeiro, mais experiente. No segundo tempo, porém, lançou a revelação de Cotia a campo, ainda que no lugar do argentino Jonathan Gómez.

Lucas respondeu ao voto de confiança de forma que talvez nem ele mesmo esperasse: aproveitando um rebote do goleiro Marcelo Grohe na pequena área, como se fosse centroavante, aos 19 min do segundo tempo.

São Paulo 1 x 1 Grêmio

Na verdade, desde os tempos vitoriosos com o time sub-20, o meia sempre se destacou como um articulador.

Dessa vez agiu também como artilheiro, marcando seu primeiro gol desde a rodada de abertura do Brasileiro do ano passado, contra o Botafogo.

À época, era dirigido pelo técnico Edgardo Bauza. Badalado na base, ganhava espaço com o argentino até sofrer grave lesão no joelho em junho de 2016: uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Paralelamente, também fez uma cirurgia no ombro.

"As lesões atrapalharam um pouco, mas estou buscando meu espaço e já retomei a confiança", afirmou o meia.

Perdeu todo o restante da temporada.

Após longo período fora, seu retorno foi tratado com parcimônia por Rogério Ceni. Deu agora um grande passo para sua afirmação. Em momento muito importante. Nos minutos finais, sentiu dores musculares em campo, mas seguiu em campo, já que o time havia feito suas três substituições. Disse, ao final, que não era nada preocupante. Nesta terça-feira (25), porém, um exame detectou um leve estiramento na coxa esquerda.

"Jogamos contra um dos melhores times do campeonato", afirmou o jogador de 19 anos. "Temos de agradecer a torcida, que apoiou o tempo inteiro. Foi um empate com gosto de vitória pra gente.".

Esse foi o primeiro ponto conquistado pela equipe neste Brasileiro depois de se ver em desvantagem no placar. Nas oito ocasiões anteriores em que saiu atrás do placar, o time saiu derrotado.

O São Paulo foi completamente dominado no primeiro tempo. Era o duelo de uma equipe em formação com uma que está pronta e luta pelo título nacional.

Acostumado a ficar com a bola sob o comando de Dorival, o São Paulo até manteve esse padrão. Mas seu ataque foi basicamente inócuo.

O goleiro Grohe não era ameaçado. E não era que os gremistas tivessem armado uma retranca. Eles simplesmente exerceram domínio territorial, antecipando os movimentos do oponente.

Feito o desarme, o Grêmio progredia com eficiência, usando toque de bola veloz e jogadores bem posicionados.

Foi assim que Pedro Rocha abriu o placar, aos 19 min, em arrancada pela esquerda contra defesa esburacada.

O gol também retratava diferença de agilidade entre os times, mais do ponto de vista tático do que físico.

Na volta do intervalo, porém, o São Paulo acertou sua marcação mais adiantada, muito com força de vontade também, empurrado por sua torcida. Equilibrou, assim, o jogo não só no placar como na disputa pela bola.

O Grêmio, porém, ainda teve boas chances nos 15 minutos finais, mas não aproveitou. Renan Ribeiro fez boas defesas.

Com o empate, vê o líder Corinthians novamente escapar, agora com oito pontos de vantagem. O São Paulo cai uma posição na tabela. É o 18°, mas deu à sua torcida mais sinais de recuperação, contra um time visivelmente mais forte e mais bem armado.

Antes de a bola rolar, o clube prestou um minuto de aplausos em homenagem a Waldir Peres, goleiro que morreu neste domingo (23) e marcou época pelo time nos anos 1970 e 1980. Atual titular da posição, Renan também estampou em seu uniforme o nome do campeão brasileiro de 1977.

Antes, a torcida aplaudiu a entrada dos meias Hernanes e Marcos Guilherme, dois reforços anunciados na semana passada. Dois jogadores que, agora, sabem que vão ter de brigar por espaço também com Lucas Fernandes.


Endereço da página:

Links no texto: