Folha de S. Paulo


Ana Marcela Cunha vence os 25 km no Mundial de maratona aquática

Attila Kisbenedek/AFP
Ana Marcela Cunha comemora conquista do ouro nos 25 km do Mundial de esportes aquáticos
Ana Marcela Cunha comemora conquista do ouro nos 25 km do Mundial de esportes aquáticos

A brasileira Ana Marcela Cunha conquistou nesta sexta-feira (21) o tricampeonato mundial da prova dos 25 km da maratona aquática. Com uma arrancada espetacular no último quilômetro, ela ultrapassou a holandesa Sharon van Rouwendaal (prata) e a italiana Arianna Bridi (bronze) para completar o percurso em 5h21min58s e conquistar sua terceira medalha no Mundial de Esportes Aquáticos disputado em Budapeste, na Hungria.

Nesta semana, a brasileira já havia conquistado o bronze nas provas de 5 km e 10 km. Em sua especialidade, nos 25 km, ela sempre se manteve entre as primeiras e garantiu a medalha de ouro no momento decisivo.

Ana Marcela Cunha disputa os Mundiais de Esportes Aquáticos desde 2007, quando tinha 15 anos, e já conquistou nove medalhas em Mundiais. Além das três na Hungria, em Xangai-2011 ela ganhou ouro nos 25km, em Barcelona-2013 a prata nos 10km e o bronze nos 5km, enquanto em Kazan foi ouro nos 25km, prata por equipes e bronze nos 10km. No total, são três ouros, duas pratas e quatro bronzes.

A participação de Ana Marcela no Mundial tem um gosto de "volta por cima". A atleta da Unisanta, afinal, foi muito mal na prova do Rio-2016, há quase um ano. A brasileira não nadou perto das primeiras colocadas e completou num frustrante 10º lugar. Seu então técnico, Márcio Latuf, culpou o insucesso ao tentar alimentá-la em uma das boias, o que a deixou sem nutrição.

No fim do ano, Ana Marcela operaria o baço e ficaria um período afastada dos treinamentos. Em maio, ela trocou de treinador, deixando de lado Latut, que é o treinador-chefe da Unisanta, para voltar a trabalhar com Fernando Possenti, exatamente o mesmo treinador do seu auge, em 2014/2015.


Endereço da página:

Links no texto: