Folha de S. Paulo


Campeão na Rio-2016, Rogério Micale será novo técnico do Atlético-MG

Após demitir o técnico Roger Machado, o Atlético-MG anunciou na manhã desta sexta-feira (21) a contratação do treinador Rogério Micale. Treinador do time sub-20 do Atlético por alguns anos e comandante da seleção brasileira que ganhou o ouro olímpico Rio-2016, Micale era um dos candidatos mais fortes. A ligação anterior com o clube pesou a favor do técnico, que assina contrato com duração até dezembro.

O treinador deve chegar na segunda-feira (24) à Cidade do Galo. Rogério Micale estava na China, ministrando palestras sobre futebol. Após receber o convite de diretoria do Atlético e prontamente aceitar o cargo, ele iniciou a viagem de volta ao Brasil.

A estreia do novo técnico vai acontecer no jogo contra o Botafogo, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Com a vantagem da vitória por 1 a 0 no jogo de ida, o Atlético só não pode perder por dois gols de diferença para ser eliminado. Derrota por 1 a 0 leva a decisão da vaga na semifinal para a disputa de pênaltis. Qualquer outro resultado dá a classificação ao time mineiro.

Campeão da Copa São Paulo de juniores em 2008, no comando do Figueirense, Rogério Micale chegou ao Atlético no ano seguinte, para comandar o time sub-20 do clube. Foram duas temporadas à frente da equipe, até receber proposta para ser técnico do time profissional do Grêmio Prudente. Após rápida passagem pelo interior de São Paulo, com dois jogos e duas derrotas no Campeonato Paulista de 2011, Micale retornou à Cidade do Galo para dar sequência ao trabalho no time sub-20.

Ficou no cargo até maio de 2015, quando recebeu convite para assumir a seleção brasileira sub-20. Com a queda de Dunga cerca de dois meses antes do Jogos Olímpicos do Rio-2016, Rogério Micale foi o escolhido para comandar a equipe que ganharia a inédita medalha de ouro para o futebol nacional. A passagem pela seleção brasileira acabou em fevereiro. Micale não conseguiu classificar o Brasil para o Mundial sub-20, após fracassar no Sul-Americano da categoria e foi demitido pela CBF.

NOVA QUEDA

Nesta sexta (21), o Vitória também anunciou uma mudança de treinador. Após reunião, o presidente em exercício do clube, Agenor Gordilho, decidiu pela demissão do técnico Alexandre Gallo.

Alexandre Gallo estava há menos de dois meses no Vitória, tendo comandado a equipe em apenas 11 jogos. Foram três vitórias, dois empates e seis derrotas: aproveitamento de apenas 33%.

Com os maus resultados, ele não conseguiu cumprir a missão de comandar a reação da equipe, na zona de rebaixamento do Brasileiro. Gallo foi o terceiro treinador do Vitória na temporada. Antes deles, passaram pelo cargo Argel Fucks e Petkovic, atual executivo de futebol.

Em nota, o Vitória agradeceu o trabalho de Gallo à frente da equipe e informou que o auxiliar técnico comandará a equipe no próximo jogo do Brasileiro.

"O executivo de futebol Petkovic, juntamente com sua equipe e diretoria, já estão à procura de um novo treinador, que será divulgado o mais breve possível. O auxiliar técnico Flávio Tanajura comanda a equipe no duelo diante da Chapecoense, neste sábado (22), às 16h, no Barradão."

OUTRAS DUAS DEMISSÕES

Doriva saiu do Atlético-GO após a derrota no Recife por 4 a 0 para o Sport. É a segunda troca de técnico que o time do Centro-Oeste, que está em último na tabela, promove desde que começou o primeiro turno.

Em Curitiba, Pachequinho foi demitido do Coritiba após a goleada por 4 a 0 em Campinas para a Ponte Preta. Será substituído por Marcelo Oliveira, bicampeão nacional em 2013 e 2014 com o Cruzeiro.


Endereço da página:

Links no texto: