Folha de S. Paulo


Campeã olímpica, Martine Grael disputará regata de volta ao mundo

A campeã olímpica Martine Grael, 26, vai disputar a Volvo Ocean Race, principal regata de vela oceânica do mundo, como forma de melhorar sua preparação para defender o título nos Jogos de Tóquio-2020.

A velejadora, que subiu ao topo do pódio na Rio-2016 na classe 49er FX ao lado de Kahena Kunze, fará parte da equipe holandesa Akzo Nobel.

Além dela, outro brasileiro integrará o time: Joca Signorini, 40, que disputou os Jogos Olímpicos de Atenas-2004 na classe Finn.

Martine, seu pai, o velejador bicampeão olímpico Torben Grael, e o COB (Comitê Olímpico do Brasil) entendem que a participação em um prova de volta ao mundo fará com que ela evolua tecnicamente e fisicamente em sua prioridade, que é buscar o bicampeonato olímpico no Japão.

Torben, por sinal, foi campeão da Volvo Ocean Race, em 2009, com o barco Ericsson.

A avaliação é que fazer parte de uma equipe grande, com mais de dez integrantes, pode lhe dar mais experiência e quebrar a rotina de anos na classe 49er FX –que é disputada em dupla.

O ingresso de Martine na regata foi aprovado por Kahena e pelo técnico da dupla, o espanhol Javier Torres.

Antes de ser aceita, ela fez treinamentos de adaptação na equipe holandesa e também na espanhola Mapfre.

A Volvo Ocean Race tem início em 11 de outubro, em Alicante, na Espanha, e passará por outras por outras 11 etapas em cidades ao redor do mundo –uma delas em Itajaí, em Santa Catarina– até seu desfecho em Haia, na Holanda, no final de junho de 2018.

Provavelmente, Martine não estará em todas as paradas, até porque o foco é manter a preparação para a classe olímpica. A única aparição já assegurada é na etapa de Itajaí.

Enquanto estiver nos nove meses de compromisso com a Volvo, sua parceira e também campeã olímpica Kahena Kunze deve encontrá-la para fazer treinamentos de acordo com a disponibilidade.

Ambas também devem disputar algumas competições na 49er FX nesse período.

Depois de junho de 2018, elas se dedicarão exclusivamente à classe olímpica. Dois meses depois, em agosto, elas participarão do Campeonato Mundial de vela, em Aarhus, na Dinamarca.


Endereço da página:

Links no texto: