Folha de S. Paulo


Ana Marcela conquista 2º bronze na maratona aquática em Mundial

Laszlo Balogh/Reuters
Open Water Swimming – 17th FINA World Aquatics Championships – 5 km Women Final – Balatonfured, Hungary – July 19, 2017 – Ana Marcela Cunha of Brazil (bronze) poses with the medal. REUTERS/Laszlo Balogh ORG XMIT: MMA28
Ana Marcela Cunha com a medalha de bronze obtida na prova dos 5 km em Budapeste

Em uma chegada emocionante, a brasileira Ana Marcela Cunha conquistou nesta quarta-feira (19) sua segunda medalha de bronze no Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste, na Hungria.

Três dias depois de subir no pódio na prova de 10 km da maratona aquática, ela voltou a brigar pelas primeiras posições nos 5 km e garantiu a terceira colocação na última braçada na disputa com a holandesa Sharon Van Rouwendaal –que foi a campeã olímpica dos 10 km nos Jogos do Rio.

A diferença entre as nadadoras foi de apenas um décimo, com Ana Marcela completando a prova em 59min11s40.

O ouro ficou com a americana Ashley Twichell (59min07s) e a prata com a francesa Aurelie Muller (59min10s50). Outra brasileira na prova, Betina Lorscheitter terminou na 20ª colocação com o tempo de 1h01min15s10.

A prova de 5 km não faz parte do programa olímpico da maratona aquática. Ana Marcela ainda voltará a competir neste Mundial, mas ainda não está decidido se ela disputará os 25 km na sexta-feira (21) ou o revezamento misto já nesta quinta (20).

A medalha de bronze é a oitava da carreira de Ana Marcela Cunha, que disputa os Mundiais de Esportes Aquáticos desde 2007, quando tinha 15 anos.

Em Xangai-2011, ela ganhou ouro nos 25km, em Barcelona-2013 a prata nos 10 km e o bronze nos 5 km, enquanto em Kazan-2015 foi ouro nos 25 km, prata por equipes e bronze nos 10 km. No total, são dois ouros, duas pratas e quatro bronzes.

Favorita para os Jogos do Rio, ela terminou apenas na décima posição. Depois do evento, passou por cirurgia para remover o baço e resolver problema que destruía suas plaquetas. Para o Mundial de Budapeste, ela reatou parceria o técnico Fernando Possenti, com quem havia obtido seus principais resultados.


Endereço da página:

Links no texto: