Folha de S. Paulo


Del Nero já articula reeleição na CBF a quase dois anos do fim de seu mandato

Renato Costa/Folhapress
BRASÍLIA, DF, 16.12.2015: CPI-FUTEBOL - O presidente licenciado da CBF, Marco Polo Del Nero, presta depoimento na CPI do Futebol nesta quarta-feira, em Brasília (DF).(Foto: Renato Costa/Folhapress)
Precavido, Del Nero quer nova eleição na CBF antes da Copa da Rússia 2018

O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, 76, articula nos bastidores a sua reeleição para abril. Acusado pelo FBI de receber propina na venda de direitos de torneios no Brasil e no exterior, o paulista vai tentar ser eleito para mais quatro anos no poder antes da disputa da Copa.

Pelo estatuto da entidade, o pleito pode ser realizado até um ano antes do final do atual mandato, que se encerra em abril de 2019. O cartola avalia que um insucesso da seleção no Mundial poderia complicar a sua reeleição.

"A tendência natural é votar nele", disse o presidente da Federação Alagoana de Futebol, Felipe Feijó, 26, que avaliou como "satisfatória" a gestão de Del Nero. Felipe é filho de Gustavo Feijó, atual vice-presidente da CBF.

As federações são maioria no colégio eleitoral. Além disso, para ser habilitada, uma candidatura precisa do apoio de oito federações e cinco clubes. Del Nero é o único que, hoje, conseguiria apoio das federações para homologar sua candidatura. A CBF repassa cerca de R$ 70 mil mensais para cada uma delas.

Apesar das denúncias, Del Nero manteve praticamente intacto o seu poder no futebol brasileiro. Com a ajuda da bancada da bola, desarticulou a CPI do Futebol, criada no Senado após a prisão de José Maria Marin, em 2015, com acusações semelhantes às do presidente da CBF.

Em dezembro, o relatório final da comissão assinado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) não pediu o indiciamento de cartolas.

Em março, Del Nero ampliou o colégio eleitoral para incluir times da Série B, mas manteve seus aliados, os presidentes de federações, como maioria. Pela nova regra, o voto de cada federação tem peso três, os times da Série A peso dois e os clubes da segunda divisão peso um. No final, as federações ficam com 81 votos contra 60 dos clubes.

Em 2014, Del Nero foi eleito quase que por unanimidade. Ele teve 44 dos 47 votos possíveis. Todos os clubes da Série A votaram nele, exceto o Figueirense, aconselhado pela própria CBF a não participar do pleito por causa de uma disputa judicial.

Ele vai poder contar com até oito vices em sua chapa. Todos tradicionalmente têm origem nas federações.

Desta vez, porém, o cartola quer diversificar. Principal executivo da entidade, Rogério Caboclo deve ser um dos vices. Ele é atualmente diretor de gestão da entidade.

Um ex-atleta também está sendo sondado para ocupar uma vice-presidência. Campeão Mundial em 1994, Mauro Silva é um dos preferidos. Ele já é vice na Federação Paulista de Futebol.

JULGAMENTO

Apesar de articular sua reeleição, Del Nero só vai assumir publicamente sua candidatura após o julgamento de Marin nos Estados Unidos, marcado para novembro.

Após a prisão do ex-presidente da CBF, Del Nero preferiu ficar no Brasil, que não tem acordo de extradição com os EUA. Desde então, ele nunca mais representou o futebol nacional no exterior.


Endereço da página: