Folha de S. Paulo


Thomas Bellucci é eliminado na primeira fase de Wimbledon

Thomas Bellucci, 29 anos, o número 1 do tênis brasileiro e 55º do mundo, não passou da primeira rodada em Wimbledon. Ele foi atropelado nesta terça-feira (4) pelo austríaco Sebastian Ofner, 217º do ranking, por 3 sets a 0, parciais de 15: 6/2, 6/3 e 6/2 em apenas 1h45. É a quarta vez que Bellucci perde na estréia em Londres. No ano passado, ele conseguiu avançar à segunda rodada. Seu melhor resultado, no entanto, foi em 2010, quando venceu dois jogos no torneio.

O brasileiro parecia não esperava a agressividade ou a precisão dos golpes do austríaco de 21 anos, que teve seu saque ameaçado quatro vezes e não cedeu nenhuma. Já Bellucci teve 17 break points contra e perdeu o saque cinco vezes.

Desde o primeiro set, o brasileiro se mostrou irritado com a arbitragem e com o sinal sonoro que apitava mesmo quando a bola parecia não ter tocado na rede. No início do terceiro set, diante de uma marcação duvidosa de um juiz de linha, ele jogou sua raquete ao chão e foi advertido pelo árbitro. Quanto mais crescia a irritação do brasileiro, mais o austríaco aprofundava os golpes e forçava o saque. Ofner fechou a partida quebrando o serviço de Bellucci com um voleio.

Os seguidos erros do tenista paulistano, que só colocou na quadra 42% do seu primeiro saque, desanimaram os poucos brasileiros que assistiram à partida.

Os gritos de "vai Bellucci" foram ficando cada vez mais tímidos ao longo do jogo. O engenheiro Fábio D'Urso, de Maringa, que visita Wimbledon pela primeira vez, foi um dos que saíram decepcionados, após ficar mais de cinco horas na fila para conseguir um ingresso.

"Vi o Bellucci jogar em Miami e ganhar uma partida que parecia perdida. Infelizmente, hoje ele não jogou nada", afirmou.

Gustavo Matos, pecuarista da Bahia, também reclamou: "Você quer torcer para o Bellucci, mas, na maioria das vezes, ele nos decepciona"

Matos e D'Urso pretendem voltar a Wimbledon nesta quarta-feira (5) para tentar assistir aos jogos dos brasileiros que sobreviveram à primeira rodada.

Beatriz (Bia) Haddad, que já fez história esta semana em Wimbledon tornando-se a primeira brasileira a alcançar a segunda rodada em 28 anos, vai enfrentar a número 2 do ranking mundial, Simona Halep, na quadra 1 de Wimbledon. Bia, 97ª do ranking, garante que não vai entrar em quadra pressionada por enfrentar uma top ten. "A pressão é toda dela. Vou fazer meu jogo e vamos ver o que acontece."

Thiago Monteiro, 100º do ranking, pega o russo Karen Khachanov (34º) na quadra 14. Quem vencer, deve enfrentar o espanhol Rafael Nadal, um dos quatro favoritos ao título, na terceira rodada. Nadal joga nesta quarta contra o americano Donald Young.


Endereço da página:

Links no texto: