Folha de S. Paulo


'Se quer provar que é homem, fale cara a cara', diz Hamilton a Vettel

Valdrin Xhemaj/AFP
Mercedes' British driver Lewis Hamilton waits in the pits during a temporary halt during the Formula One Azerbaijan Grand Prix at the Baku City Circuit in Baku on June 25, 2017. / AFP PHOTO / POOL / VALDRIN XHEMAJ ORG XMIT: POOL10
Hamilton deixa o Azerbaijão irritado com alemão que lidera Mundial de Fórmula 1

Se a primeira parte do Mundial de Fórmula 1 foi marcada pela troca de elogios entre Sebastian Vettel e Lewis Hamilton, o GP do Azerbaijão, tratou de encerrar essa relação cordial entre os dois primeiros colocados do campeonato, neste domingo (25).

Nem adiantou o alemão da Ferrari, líder da classificação geral, dizer que ligaria para o inglês da Mercedes durante a semana para apaziguar a situação. "Ele nem tem meu telefone", respondeu o piloto da Mercedes, vice no Mundial e quinto colocado em uma prova que contava como vitória certa.

Essa declaração não foi a mais abrasiva do final de semana. Depois de um entrevero na pista e reclamação do britânico, Vettel afirmou que ambos estão "correndo entre homens".

Ao ser informado sobre a provocação do rival, Hamilton, então, perdeu a paciência: "Se quer provar que é homem, que saia do carro e faça cara a cara".

A relação com Vettel esquentou após a segunda passagem do carro de segurança por uma prova emocionante, que terminou com vitória inesperada de Daniel Ricciardo, da Red Bull.

Podendo ditar o ritmo da volta, pois o carro de segurança iria para os boxes, Hamilton saiu bastante lento da curva 15, freando bruscamente, e Vettel não desacelerar o suficiente, acertando a traseira da Mercedes.

Reprodução/TV Globo
SAO PAULO,SP - Os pilotos se preparavam para uma das relargadas do GP do Azerbaijão, realizado neste domindo no Circuito de rua de Baku. Líder da prova, Lewis Hamilton sofria com a lentidão do safety car à frente, o que fazia com que seus pneus esfriassem. Assim começou a diminuir o ritmo para pegar distância do carro de segurança e poder ter mais espaço para arrancadas que lhe dessem mais calor nos compostos. Em destes momentos em que o britânico freou para ganhar distância do safety car, Sebastian Vettel acabou acertando sua traseira. Certo de que o britânico havia freado de propórito para lhe atrapalhar (o famoso
Vettel protesta contra freada de Hamilton durante GP do Azerbaijão

Irritado, o alemão foi tirar satisfação na sequência, colocando-se lado a lado com Hamilton e batendo de propósito no carro do adversário. O piloto da Ferrari foi punido com uma parada de dez segundos nos boxes.

Teve, por isso, três pontos somados a sua superlicença, somando agora soma nove nos últimos 12 meses. Se levar mais três pontos na próxima etapa, na Áustria, será suspenso por uma corrida.

Após os protestos do rival e de sua atitude em pista, Hamilton manifestou insatisfação. "Achei rude. O que aconteceu ficou bem claro. O que eu posso dizer é que a conduta de um tetracampeão não foi correta", disse.

O incidente com o Vettel não foi o único ponto incomum da corrida do inglês.

O piloto da Mercedes era o grande favorito na pista de Baku. Largou na pole e vinha dominando até ter um problema bastante incomum: seu descanso de cabeça não foi bem encaixado após uma bandeira vermelha. Por isso, teve de voltar aos boxes para fixá-lo. Perdeu a ponta e as chances de subir ao pódio, terminando em quinto.

Pior: Vettel chegou logo à frente, em quarto, aumentando em dois pontos a vantagem na liderança do Mundial. O alemão tem agora 153 pontos, contra 139 do inglês.

A próxima etapa está programada para 9 de julho, na Áustria.


Endereço da página:

Links no texto: