Folha de S. Paulo


Hamilton faz o melhor tempo em Baku e supera Senna em poles; Massa é o 9º

Andrej Isakovic/France Presse
Pole position winner Mercedes' British driver Lewis Hamilton celebrates after the qualifying session for the Formula One Azerbaijan Grand Prix at the Baku City Circuit in Baku on June 24, 2017. / AFP PHOTO / ANDREJ ISAKOVIC
Lewis Hamilton, da Mercedes, comemora a pole de número 66 na carreira, conquistada em Baku

Hamilton conseguiu sua quinta pole position na temporada, com 1m40s593. O inglês desbancou Valtteri Bottas no minuto final do treino oficial, em Baku. Com mais uma pole, Hamilton soma 66 melhores voltas em treinos na carreira, ultrapassando seu ídolo, Ayrton Senna, com 65 poles.

Michael Schumacher é o recordista em poles, com 68 melhores voltas.

Neste sábado (24), Bottas fez o segundo tempo. A Ferrari terá no GP do Azerbaijão Raikkonen em 3º e Vettel em 4º. Felipe Massa fez o nono tempo em Baku.

Nos minutos finais do treino, Vettel tentou roubar a liderança das Mercedes, mas perdeu o traçado, evitando colisão. A pouco menos de 4 minutos para o fim, houve bandeira vermelha para a retirada da Red Bull de Daniel Ricciardo. No retorno do treino, Hamilton superou o tempo de Bottas, que liderava.

"Essa foi uma das classificações mais emocionantes. Na primeira (volta rápida) eu tive a chance, mas acabei errando. Mas na última volta, fui melhorando, melhorando. Lembro-me de fazer a última curva pensando, por favor, que seja o suficiente. A volta ficou melhor e melhor. Estou em êxtase. Estou tão feliz"", celebrou Hamilton, que tinha o segundo tempo segundos antes do fim do treino.

O TREINO OFICIAL EM BAKU

O traçado em Baku é considerado o mais difícil pelos pilotos. A área de escape na entrada da curva 8 é a mais estreita da temporada. Sergio Perez e Jolyon Palmer se acidentaram neste trecho

Outro setor complicado da pista é a primeira curva, em que os pilotos chegam com os freios e pneus frios após uma das maiores retas da temporada, causando várias travadas de pneu.

A McLaren foi à pista já sabendo que largaria das duas últimas posições do grid, com Fernando Alonso trocando duas vezes o motor e levando uma punição de 40 posições, e seu companheiro Stoffel Vandoorne com uma troca de motor e uma de câmbio, causando a perda de 35 posições.

As trocas são uma estratégia da equipe para usar a nova especificação da Honda, testada por Alonso nesta sexta-feira, sem penas na próxima etapa, na Áustria. Em Baku, contudo, os dois pilotos vão correr com a versão antiga do motor, com a qual Vandoorne estava perdendo até 40km/h nas retas.

Outro que ficou de fora da classificação foi Jolyon Palmer, uma vez que a Renault não conseguiu aprontar seu carro a tempo após uma quebra de motor na terceira sessão de treinos livres.

Enquanto Mercedes, Red Bull e Ferrari travavam um duelo apertado pelas primeiras colocações, a briga para escapar da degola no Q1 ficava entre as Sauber, Haas, McLaren e Renault. O forte tráfego atrapalhou vários pilotos e Pascal Wehrlein acabou tendo uma grande performance, colocando a Sauber no Q2, enquanto as duas McLaren, Romain Grosjean e o companheiro de Wehrlein, Marcus Ericsson, ficaram no Q1.

Andrej Isakovic/AFP
Mercedes' British driver Lewis Hamilton steers his car during the third practice session of the Formula One Azerbaijan Grand Prix at the Baku City Circuit in Baku on June 24, 2017. / AFP PHOTO / ANDREJ ISAKOVIC
Lewis Hamilton, da Mercedes, durante treino para o GP do Azerbaijão

MASSA E VERSTAPPEN TOCAM NO MURO

Na segunda parte da classificação, as equipes que vêm demonstrando o melhor desempenho ao longo do final de semana, mostraram serviço: Mercedes, Ferrari, Red Bull, Force India e Williams se garantiram na parte final do treino. Mas não foi nada fácil: com a baixa aderência da pista, vários pilotos chegaram a tocar o muro, inclusive Felipe Massa e Max Verstappen.

Enquanto isso, em primeiro, Lewis Hamilton já batia a pole position do ano passado, andando na casa de 1min41.

Assim, ficaram pelo caminho na segunda parte da classificação Daniil Kvyat, que larga em 11º, seguido por seu companheiro Carlos Sainz, Kevin Magnussen, Nico Hulkenberg e Pascal Wehrlein.

CONFIRA COMO FICOU O GRID DE LARGADA:

1 - Lewis Hamilton (GBR/Mercedes): 1min40s593 (Q3)

2 - Valtteri Bottas (FIN/Mercedes): 1min41s027(Q3)

3 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari): 1min41s693 (Q3)

4 - Sebastian Vettel (ALE/Ferrari): 1min41s841 (Q3)

5 - Max Verstappen (HOL/Red Bull): 1min41s879 (Q3)

6 - Sergio Perez (MEX/Force India): 1min42s111(Q3)

7 - Esteban Ocon (FRA/Force India): 1min42s186(Q3)

8 - Lance Stroll (CAN/Williams): 1min42s753(Q3)

9 - Felipe Massa (BRA/Williams): 1min42s798 (Q3)

10 - Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull): 1min43s414 (Q3)

11 - Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso): 1min43s187 (Q2)

12 - Kevin Magnussen (DIN/Haas): 1min43s796 (Q2)

13 - Nico Hulkenberg (ALE/Renault): 1min44s267 (Q2)

14 - Pascal Wehrlein (ALE/Sauber): 1min44s603 (Q2)

15 - Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso): 1min43s347 (Q2)

16 - Romain Grosjean (FRA/Haas): 1min44s468 (Q3)

17 - Marcus Ericsson (SUE/Sauber): 1min44s795 (Q3)

18 - Jolyon Palmer (GBR/Renault): sem tempo

19 - Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren): 1min45s030 (Q3)

20 - Fernando Alonso (ESP/McLaren): 1min44s334 (Q2)


Endereço da página:

Links no texto: