Folha de S. Paulo


Levir estreia em clássico para estabilizar Santos no Brasileiro

Levir Culpi, 64, foi o nome de consenso da diretoria do Santos para substituir Dorival Júnior. O presidente Modesto Roma Júnior pensou por semanas sobre a decisão de demiti-lo. Cedeu à pressão de aliados que viam a mudança como inevitável por causa dos resultados. O novo técnico santista estreia nesta quarta (14), às 21h45, contra o Palmeiras, na Vila Belmiro.

Culpi foi contratado não apenas por ser, na avaliação da cartolagem, o melhor nome disponível no mercado. Mas também para dar resposta à política interna do clube em um ano eleitoral.

Uma das queixas mais comuns ao trabalho de Dorival desde 2016 era sobre o controle do elenco por alguns jogadores, como Ricardo Oliveira, David Braz, Victor Ferraz e Renato. Em momentos de derrotas, especialmente em clássicos, as organizadas chegaram a gritar em coro que era hora de acabar com as "panelas" no elenco.

Levir Culpi tem um histórico de trombadas com medalhões. Colocou Ronaldinho Gaúcho no banco de reservas quando estava no Atlético-MG. Bateu de frente com grupo de jogadores evangélicos no Fluminense.

SantosFC/Divulgação
SANTOS,SP - Levir Culpi em treino do Santos no Ct Rei Pele. (Foto: SantosFC/DIVULGACAO) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
O técnico Levir Culpi concede coletiva na sua chegada ao Santos

Contra o Palmeiras, ele não poderá escalar Ricardo Oliveira, contundido no tornozelo esquerdo. Mas poderá escalar o meia Lucas Lima, recuperado de lesão muscular na coxa direita.

Desde a saída de Dorival, o Santos venceu duas vezes com Elano no cargo de treinador interino. Derrotou Botafogo e Atlético-PR.

Kayke, substituto de Oliveira, anotou duas vezes diante da equipe paranaense e deverá ser titular no clássico.

Chamou a atenção Elano ter dado chances a jogadores que não eram escalados pelo antecessor: como o volante Alisson e, principalmente, o meia Emiliano Vecchio. O argentino foi um dos motivos de atrito entre Dorival e Modesto Roma Júnior. A capacidade de não levar problemas técnicos à diretoria foi outro fator que fez a balança pesar pela contratação de Culpi.

Dorival chegou a telefonar para o presidente e pedir a dispensa do armador, um reforço cuja contratação não foi aprovada pela comissão técnica do clube. Modesto se recusou a fazê-lo. Vecchio teve ríspida discussão com o filho de Dorival, Lucas Silvestre, que trabalhava como auxiliar-técnico do pai.

EXCLUSIVIDADE

Modesto Roma Júnior disse nesta terça (13) que pode apelar à Fifa para impedir a transferência do meia-atacante Geuvânio para o Flamengo. Ele foi vendido pelo Santos ao Tianjin Quanjian, da China, e o clube paulista tem uma cláusula de exclusividade no contrato do jogador. Esta diz que se Geuvânio retornar ao futebol brasileiro durante a vigência do contrato com o time chinês, terá de ser para o Santos.

PALMEIRAS

Titular do Palmeiras desde que o zagueiro Mina foi convocado para a seleção da Colômbia, o recém-contratado Juninho, 22, fará a última partida desse período de testes nesta quarta-feira (14), contra o Santos. Após boas atuações diante de Coritiba e Fluminense, o defensor caiu nas graças do técnico Cuca e se tornou ameaça real a Edu Dracena entre os titulares.

Mina já poderá reforçar a equipe contra o Bahia, no domingo (18), na Fonte Nova.

Como Cuca tem buscado inspiração na equipe que foi campeã do Brasileiro no ano passado para montar seu time, Juninho seria o dublê ideal de Vitor Hugo, que se transferiu para a Fiorentina.

"Estamos pensando no hoje e no amanhã também. Perdi o Vitor Hugo, já repus com outro zagueiro", disse Cuca no mês passado após vitória por 4 a 0 sobre o Vasco, fazendo referência a Juninho.

No Brasileiro de 2016, pelo Coritiba, Juninho foi o jogador que mais rebateu bolas na defesa, à frente do segundo colocado Vitor Hugo. Ambos são canhotos, jogam pelo lado esquerdo da zaga e se destacam em jogadas aéreas.

Na última temporada, Cuca deixou Edu Dracena no banco de reservas por acreditar que o zagueiro não tinha a velocidade necessária para cobrir os espaços deixados por Zé Roberto no lado esquerdo da defesa. Além disso, não tinha a mesma força de Vitor Hugo no cabeceio.

Contra o Santos, além dos desfalques de Mina (que marcou dois gols sobre Camarões nesta terça) e Borja, o Palmeiras não contará com os lesionados Dudu e Felipe Melo.

NA TV
Santos x Palmeiras
21h45 Globo (SP, menos Santos)


Endereço da página: