Folha de S. Paulo


Dominantes, Warriors podem celebrar título e novo recorde contra Cavaliers

Ron Schwane/Associated Press
Golden State Warriors forward Kevin Durant (35) celebrates with teammates after the Warriors defeated the Cleveland Cavaliers 118-113 in Game 3 of basketball's NBA Finals in Cleveland, Wednesday, June 7, 2017. (AP Photo/Ron Schwane) ORG XMIT: OHPS170
Warriors podem fechar campanha perfeita pelos playoffs da NBA

Em 2016, o Golden State Warriors celebrou um recorde que muitos julgavam inatingível na NBA: 73 vitórias pela temporada regular. Desbancaram, assim, o mítico Chicago Bulls que havia vencido 72 jogos em 1996.

Nas finais, porém, o time perdeu para o Cleveland Cavaliers, colocando aquela façanha em segundo plano.

Avançando um ano no calendário, nesta sexta-feira (9), novamente decidindo contra os Cavaliers, os Warriors têm a chance de estabelecer mais uma marca histórica. Que, dessa vez, estaria diretamente ligada ao título

Basta vencer o quarto jogo da série melhor de sete. Completada a chamada "varrida", seriam campeões de modo invicto nos playoffs, com 16 vitórias, algo nunca visto.Também conquistaria o segundo título em três anos.

Com 15 triunfos em 15 jogos, a equipe californiana já sustenta a maior sequência vencedora da história dos playoffs. Em 1999, o San Antonio Spurs, com suas "Torres Gêmeas" - Tim Duncan e David Robinson - venceu 12 partidas seguidas rumo ao título.

Aquela versão do time texano sua campanha pelos mata-matas com 15 vitórias e duas derrotas. O Los Angeles Lakers de dois anos depois, com Shaquille O'Neal e Kobe Bryant, foi campeão, respectivamente, com apenas um tropeço em 16 jogos, no jogo de abertura das finais contra o Philadelphia 76ers.

DURO GOLPE

Nesta quarta-feira (7), restando três minutos e nove segundos no cronômetro, os Cavaliers tinham vantagem de 113 a 107. Estavam bem perto de encerrar a invencibilidade de seu rival. Mas os Warriors perseveraram. Anotaram 11 pontos sem resposta e abriram 3 a 0 na série melhor de sete.

Em busca de seu primeiro título, o ala Kevin Durant marcou 7 destes 11 pontos finais, pela virada dos Warriors. Ele marcou 31 pontos no total. O ala Klay Thompson terminou com 30. O armador Stephen Curry fez mais 26.

"Já enfrentei algumas grandes equipes, mas não acho que tenha visto uma com tamanho poder de fogo", disse LeBron.

O astro de Cleveland fez sua parte. Ou melhor, vem fazendo. Seus 39 pontos, 11 reboets e 9 assistências não foram o suficiente para evitar a terceira derrota. No geral, suas médias por partida nestes três fundamentos são ainda maiores que as do ano passado, quando ganhou o título.

Por mais que Irving também tenha se destacado, com 38 pontos, a equipe ainda se mostrou dependente do veterano ala. Nos 45 minutos em que LeBron esteve em quadra, os Cavs tiveram saldo positivo de sete pontos. Nos três minutos sem ele, saldo de 12 pontos negativos.

"Mesmo quando você está jogando bem, contra os Warriors tem de ser o máximo do máximo. Fizemos aquilo que geralmente é o suficiente para vencer. Mas eles fizeram ainda mais", avaliou LeBron.

Para o quarto jogo, os Warriors acreditam que vão enfrentar ainda mais resistência. "Estamos preparados para o soco mais forte deles", disse Klay Thompson.

A dúvida é saber se os Cavs terão fôlego ou cabeça para reagir, depois do duro golpe que eles mesmo sofreram. "Eles fizeram algumas jogadas impressionantes. Definitivamente dói. Sou humano, assim como meus companheiros", admitiu Irving.

Chamada Especial NBA
Clique e veja especial sobre os finalistas da NBA

Endereço da página:

Links no texto: