Folha de S. Paulo


Thiem dá o troco, despacha Djokovic e agora desafia Nadal em Roland Garros

Thomas Samson/AFP
TOPSHOT - Austria's Dominic Thiem returns the ball to Serbia's Novak Djokovic during their tennis match at the Roland Garros 2017 French Open on June 7, 2017 in Paris. / AFP PHOTO / Thomas SAMSON
Thiem foi o único a derrotar Nadal neste ano em torneios sobre saibro na Europa

O atual campeão de Roland Garros foi eliminado pelo austríaco Dominic Thiem, nesta quarta-feira (7), pelas quartas de final do torneio.

Com direito a um "pneu", o número sete do mundo venceu por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-5), 6/3 e um surpreendente 6/0.

Desta forma, Thiem deu o troco em Djokovic, depois de ter sido derrotado pelo sérvio pelas semifinais do ano passado, também em três sets, sem oferecer muita resistência (parciais de 6/2, 6/1 e 6/4).

Agora, de volta à semi, o austríaco vai desafiar o espanhol Rafael Nadal, que teve pouco trabalho para superar seu compatriota Pablo Carreño-Busta.

Nadal ganhou o primeiro set por 6/2 e, depois de abrir 2/0 pela segunda parcial, viu seu adversário desistir do jogo. Ficou apenas 51 minutos em quadra.

Pela semifinal, Nadal vai enfrentar o único tenista que o derrotou na temporada de saibro europeia. Foi pelas de final do Masters 1000 de Roma, em maio. Antes, o espanhol havia batido o austríaco pelas finais de Barcelona e do Masters 1000 de Madri.

Thiem nunca havia derrotado Djokovic, tendo perdido os cinco duelos anteriores. Nos dois confrontos que haviam feito sobre o saibro, ele não tinha tirado mais do que oito games do atual número dois do ranking mundial.

CAMPEÃO DÁ ADEUS

Se o público do Grand Slam parisiense esperava mais emoção para o duelo entre Thiem e Djokovic, teve de se contentar apenas com o primeiro set, definido no tie-break.

O austríaco ainda deu chances a uma possível reação do sérvio no segundo set, mas soube escapar nos momentos mais complicados. Acelerou seu ritmo, bateu forte do fundo da quadra e encaminhou a vitória.

A agressividade deu resultado logo no início do set final, obtendo de cara uma quebra de serviço com direito a uma deixadinha milimétrica e bolas impecáveis na linha. O atual campeão, então, baixou a guarda e levou o "pneu".

Disputando Grand Slams, o sérvio não perdia um set de zero desde 2005, quando tinha 17 anos e caiu na estreia do Aberto da Austrália, contra o russo Marat Safin.

Essa também foi sua primeira derrota em três sets por um Grand Slam desde 2013 (contra Andy Murray, pela final de Wimbledon).

Djokovic havia chegado ao menos às semifinais de Roland Garros de 2011 a 2016.


Endereço da página: